28/09 - Filmes de Primeira Viagem

Local: Clube 28 de Setembro


Setembro é um dos meses mais aguardados do calendário cultural de Jundiaí, especialmente para o Clube 28 de Setembro e, consequentemente, para o Movimento Negro da cidade, cujo núcleo primordial se reflete na entidade e em suas atividades. Seus 115 anos de existência conferem-lhe os títulos de segundo Clube Social Negro mais antigo do estado de São Paulo e o quarto mais antigo do Brasil. Com uma história marcada pela resistêcia e pela luta na inserção e valorização do negro na sociedade local, além de um legado cultural intrínseco a todos os seus gestores, sócios e frequentadores, o Clube 28 de Setembro se mantém, antes de mais nada, como um aparato político, cujo alcance e missão se potencializaria com a conquista do projeto do Ponto de Cultura, dinamizando, também, outos espaços importantes da cidade. 

Funcionando com cinco Oficinas Culturais - vídeo, dança de rua, capoeira, informática e afro-ragga , oferecidas gratuitamente à população e com planejamento didático já bem consistente, são referência na comunidade cultural de Jundiaí. 

No próximo dia 27, dando continuidade às comemorações e integrando sua programação oficial, serão apresentados os vídeos realizados até aqui, ainda inéditos no espaço do Clube. É uma oportunidade única de confrontar e discutir os filmes, reunindo os educandos e público, num pequeno panorama "estudantil" . Ainda serão exibidos outros trabalhos, também oriundos de processos formativos, iniciativas que já geraram frutos importantes e úteis para o estabelecimento de um projeto audiovisual de "base" na cidade. 

Outras duas sessões estão programadas para a mesma semana: dia 25 de setembro (terça-feira), no CRIJU - Centro de Referência do Idoso - e dia 
28 de setembro (sexta-feira), no CREJUVE - Centro de Referência da Juventude. 
Todas as sessões são gratuitas! 

Esperamos TODOS! 

Rodrigo Tangerino e Jeniffer Viana 
Equipe Leso.Vídeo. Filmes