Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

14/4/2011 - Jundiaí - SP

153 Disque Emergência - você liga e a GMJ agiliza




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Visando reforçar a participação efetiva e mais ampla nas decisões relacionadas ao combate da criminalidade, coibindo dessa forma a violência e, consequentemente, promovendo uma atuação cada vez mais pontual, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) vem elaborando e desenvolvendo uma série de ações, programas e atividades, possibilitando dessa forma a aplicação de medidas eficazes que possam consolidar o trabalho preventivo já implantado, contando assim com a conscientização de toda a comunidade para a sua participação, a parceria com os órgãos de segurança pública.

Uma das ferramentas utilizadas é o cartão 153 (Disque Emergência) – Guarda Municipal – que vem sendo distribuído nas ruas e bairros da cidade, em instituições, escolas, enfim, aproximando o trabalho da Corporação à comunidade, prestando serviços essenciais que garantam a segurança por meio dos programas Anjos da Guarda (Ronda Escolar) – Guarda Comunitário, Educação para a Não Violência (EDUCAVI), a presença do Canil, o patrulhamento 24 horas - de segunda a segunda, o patrulhamento ambiental (preservação do meio ambiente) e o atendimento no Centro de Operações Táticas (COT).

Neste sentido, cabe ressaltar a necessidade e importância dos trabalhos de policiamento comunitário que vêm sendo realizados, visando estreitar as relações entre as instituições (aqui no caso, a Guarda Municipal de Jundiaí - GMJ, por meio do Programa Guarda Comunitário – Anjos da Guarda e também o Educavi – Educação para a Não violência) e a comunidade, incentivando a política de segurança preventiva – buscando aplicando soluções efetivamente fortes -, construindo-se assim uma nova consciência sobre a responsabilidade também da sociedade pela segurança pública. Tudo para se combater os problemas sociais contribuindo para uma melhoria na segurança da população, na tentativa de se resgatar valores de convivência pacífica e harmoniosa entre as pessoas.


Reforçando, a Constituição Federal – no que tange à responsabilidade pela segurança pública - coloca em seu Artigo 144 da Carta Magna que é dever e responsabilidade de todos. “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos.

Isto significa que todos os cidadãos são responsáveis pela segurança da comunidade; portanto, mais do que uma atitude cidadã, zelar pela integridade física e moral dos demais, bem como pela manutenção da ordem pública, é um dever constitucional. É importante e necessário que as pessoas se sintam responsáveis pelas questões que lhes digam respeito e acreditem no poder do trabalho integrado, faz parte de uma ética cidadã, como tantos desenvolvidos pela GMJ, evidenciando-se o Anjos da Guarda (Ronda Escolar) - Guarda Comunitário, que lançou seu projeto-piloto ainda no ano passado no bairro do Caxambu e hoje, incrementado com a vinda de novas viaturas em fevereiro deste ano, pontua resultados bastante satisfatórios expandindo-se para os demais bairros.

Onde se conclui que (e isto é defendido pelos profissionais que ministram as atividades do Programa Educavi): só se pode construir uma cultura de paz com a efetiva participação social: então, não se consuma a cidadania sem participação. Esta é a nova concepção de segurança pública em que o referencial é a integração comunitária. Sendo assim, é preciso participar, denunciar: uma simples ligação telefônica pode mudar uma situação, evitando dessa forma um desfecho mais desagradável.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.