Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

16/1/2019 - Jundiaí - SP

5 mil: FUNSS ofereceu número recorde de vagas em cursos gratuitos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A nova vocação do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) despertou um sonho em Luiz Antônio Drezza, de 66 anos. Aposentado, com formação superior em Economia, ele planeja abrir o seu próprio negócio no segmento de monitoramento e segurança patrimonial. Luiz aproveitou a oportunidade de capacitação entre as 5 mil vagas disponibilizadas no ano de 2018, um número recorde. A quantidade foi muito superior às 2.106 vagas abertas em 2017 para residentes em Jundiaí.

“No ano passado, fiz os cursos de pintura e texturização em parede, bem como o de montagem e manutenção de computadores portáteis. Mas, foi com o módulo de instalação de sistema eletrônico de segurança que mais me identifiquei e pretendo me estabelecer no futuro”, contou. Atualmente, Luiz aproveita os conhecimentos para reduzir custos no orçamento familiar: “Por enquanto, eu faço os pequenos reparos da minha casa, gerando uma economia considerável”.

O mesmo aconteceu com o metalúrgico aposentado Gustavo Tobias, de 59 anos. “Cansei de graxa e barulho. Quero trabalhar com o que eu realmente gosto”, disse. Morador no Jardim do Lago, ele já fez o curso de Pizzas e Salgados Assados, além de Comida de Boteco. “Hoje, eu preparo e vendo espetos para eventos. Já estou formalizado, sou um microempreendedor individual e a minha ideia, no futuro, é ter um espaço físico para expandir a quantidade de atendimento”, explicou.

Histórias como estas preenchem, todos os dias, as fichas de inscrição e as salas de aulas do Fundo Social. Considerado referência para outros municípios em oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional, hoje, a unidade destaca-se não apenas pelas modalidades oferecidas, mas, principalmente, pela quantidade de oportunidades. “A geração de renda e emprego é a melhor maneira de fortalecer e empoderar as famílias da nossa cidade. Oferecer oportunidade de transformação para promover o protagonismo social é a nova vocação do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí e seguiremos firmes com este trabalho”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Funss. “Tudo isso foi possível graças às parcerias com instituições de ensino renomadas, que apostaram em nosso projeto de transformação de vidas”, destacou.

Enquanto há aqueles que buscam o empreendedorismo, há também quem deseja retornar ao mercado de trabalho. Este é o caso do Ícaro Oliveira Guereta, de 22 anos, que encontrou no curso de Hidráulica Básica um novo conhecimento para a formação em Engenharia Civil. “Estou trabalhando como autônomo até ser selecionado em alguma empresa. Acredito que agregar novos aprendizados ao trabalho é uma forma de se destacar entre os concorrentes”, disse ele, já matriculado também no curso de Elétrica.

Maria Luiza R. dos Santos também sonha em ter a carteira de trabalho assinada novamente, mas em outra profissão. Cuidadora de idosos desempregada há quatro anos, ela já fez cursos de Designer de Sobrancelhas, Salgadeiro e Empadas. “A gente se vira como pode, mas nada como ter a garantia do salário. Por isso, quero tentar uma possibilidade na área gastronômica”, afirmou.

Já a Tamara Bernardes de Andrade, de 27 anos, viu nos cursos de Fundo Social a possibilidade de cuidar da saúde para viver melhor. “Sempre tive problemas com digestão e, por isso, optei pela culinária vegetariana, há quatro anos. O workshop, com encontro rápido e produtivo, me abriu portas para novas receitas baseadas em nutrição e sabor”, disse. A jovem também participou do módulo de Bolo Red Velvet: “adoro esta sobremesa, mas, normalmente, custa caro. Hoje, faço para toda a família com investimento baixo”, concluiu.

Inscrições
O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) começou o ano de 2019 com força total. Até agora, 260 vagas já foram oferecidas gratuitamente e alguns cursos e workshops já estão em andamento, como aqueles oferecidos nas unidades móveis do Centro Paula Souza.

Nesta semana, por exemplo, haverá novas inscrições. Amanhã, quarta-feira (16), será para Workshop de Calzone. Na quinta-feira (17), Workshop de Crepes. Já na sexta-feira (18), para Workshop de Biscoito e Petit Four. Ao todo, serão 20 vagas para cada turma. As inscrições são presenciais e, por isso, é preciso ir pessoalmente ao Funss, que fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O horário das matrículas será das 13h30 às 16h30, nos respectivos dias. As senhas oficiais serão entregues por ordem de chegada, a partir das 13h30, por um funcionário do Funss, e distribuídas até o preenchimento de todas as vagas.

No momento da inscrição é preciso apresentar originais e cópias do RG, CPF e Comprovante de Residência, que necessariamente deve ser o Carnê de IPTU de Jundiaí ou uma conta de água, luz ou telefone em nome do aluno e também:

  • RG ou Certidão de Nascimento: quando o comprovante estiver em nome dos pais;
  • Certidão de Casamento: quando o comprovante estiver em nome do cônjuge;
  • Contrato de Locação: quando o contrato estiver em nome do aluno;
  • Contrato de Locação + Certidão de Casamento: quando o contrato estiver em nome do cônjuge.

VAGAS DISPONÍVEIS
Ainda há vagas para os workshops de Comida árabe, Massas e Molhos, Pão de Mel e Saladas e Molhos. Para estes módulos, especificamente, o interessado pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O horário é diferenciado porque os grupos já foram divulgados e ainda estão com vagas não preenchidas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.