Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

24/10/2011 - Jundiaí - SP

Alimentação saudável entra na pauta do Consean




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A primeira reunião da nova diretoria do Consean (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), realizada no dia 18 de outubro, ocorreu dois dias após a comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Assim, as discussões, na sala de reuniões do oitavo andar do Paço Municipal, focaram o tema deste ano, que é “Preço dos alimentos – Da crise à estabilidade”.

De acordo com o presidente recém-empossado, Sérgio Mesquita Pompermaier, a elevação dos preços dos alimentos tem dificultado o acesso da população a uma alimentação saudável e o conselho não só ressaltou a importância manter a discussão desse assunto em pauta, como também continuar desenvolvendo ações que contribuam para modificar essa situação. “É esse o papel do conselho, fomentar as discussões e propor alternativas para as mudanças necessárias”, explicou Sérgio.

Outro tema muito importante para o município que foi discutido durante a reunião foi a Lei Municipal No 7.643, de 1º de março de 2011, de autoria do vereador Leandro Palmarini (PV), que proíbe a comercialização, nas cantinas das escolas, de alimentos não-saudáveis, como balas, pirulitos, biscoitos recheados, refrigerante e frituras, dentre outros. A graduanda do curso de Nutrição da Unianchieta Karen Regina G. da Silva apresentou seu trabalho desenvolvido sob a orientação da professora África Isabel dela Cruz P. Neumann. O trabalho reúne dados e fatos que justificam a oferta de alimentos saudáveis nas cantinas escolares.

A estudante também apresentou alternativas para que os donos de cantinas consigam substituir os alimentos não-saudáveis (e agora proibidos) por outros, saudáveis. Segundo o presidente do Consean, esse será um trabalho de educação e conscientização de alunos, pais, professores, diretores e cantineiros. “Um grupo está se dedicando a esse trabalho, composto pelo Consean, pela própria Faculdade e com o importante apoio da Vigilância Sanitária”, explicou Sérgio. O objetivo é desenvolver atividades junto aos alunos, professores, pais, diretores e cantineiros, de forma a conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável e treinando os cantineiros para a preparação desses alimentos.

Estiveram presentes os conselheiros representantes do poder público e da sociedade civil. Foram eles: Sônia Maria Ferraz (Semads), Rita de Cássia S. de Francesco (Secretaria Municipal de saúde), Sérgio Mesquita Pompermaier (Secretaria Municipal de agricultura e Abastecimento), Clayde Almeida (Fumas), Maria Rosângela Moretti (Cáritas Diocesana), Rosana Maria P. Fachini de Vitiis (IBFAN Brasil), Marcela Aparecida Bionti (Banco de Leite Humano), e Suzamara Vieira (SALUS/CREN). Também marcaram presença os convidados Isabel Cristina Soares (DACC/SMCC), Rafael Augusto Rodrigues (DACC/SMCC), Tânia Cristina Pires Bueno (Vigilância Sanitária), Camila A. Dias (CREN), Tamires Regina P. da Sila (CREN) e Karen Regina G. da Silva (Unianchieta).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.