Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

20/2/2019 - Jundiaí - SP

Carnaval: Prefeitura retoma Centro Integrado para a manutenção da ordem e segurança




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí lançou nesta quarta-feira (20), o Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), sistema de integração entre a Prefeitura e forças de segurança para fiscalização dos desfiles do Carnaval 2019 no Município. Além das Unidades de Gestão da Prefeitura envolvidas, participam do CICCJ representantes da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Guarda Municipal, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (11º e 49º batalhões), Polícia Civil e Poder Judiciário – Juizado de Menores, que, durante os desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua irão disponibilizar agentes para o monitoramento na Sala de Situação do Paço Municipal.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a iniciativa tem propósitos claros: manutenção da ordem pública e segurança não só para quem vai aproveitar os eventos carnavalescos como também para quem utilizará os dias de Carnaval para descansar. “A proteção dos cidadãos é algo inegociável. Por meio do CICCJ, a fiscalização integrada pela Prefeitura e Forças de Segurança deve garantir um período sem intercorrências negativas. Isso passa pelo cumprimento do regramento feito aos organizadores dos desfiles e pelo respeito ao horário, com o desligamento dos carros de som na hora certa e limpeza das imediações logo em seguida”, afirmou.

Considerado um exemplo de efetividade, o CICCJ foi lançado no ano passado e acompanhou os desfiles do Carnaval, o Science Days realizado em parceria com a Nasa e a crise de abastecimento de combustível. O Centro Integrado irá acompanhar por meio de 21 câmeras e drones o trajeto de cada desfile, iniciando o monitoramento uma hora antes do início de cada desfile, estendendo-se até o término de cada evento, quando estiver finalizada a limpeza dos locais.

Segundo o gestor de Segurança Municipal, Paulo Giacomelli Stel, o CICCJ dá autonomia para que sejam tomadas decisões em tempo real, logo que o problema é identificado. “Além das câmeras, contaremos com o apoio de drones e do ônibus do Centro Seguro. Tudo isso na linha da integração entre os atores envolvidos neste controle”.

Para o gestor da Unidade de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, o modelo e regramento estabelecidos pela Prefeitura vêm ao encontro da realidade crescente de blocos no país. “A Cultura lançou um edital de cadastramento dos blocos e seus responsáveis entenderam e atenderam às nossas exigências. Assim, pudemos dialogar com todos, inclusive com representantes do comércio, sempre tendo como tônica das conversas a necessidade do equilíbrio”.

O gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos, o Centro Integrado restabelece para este Carnaval um serviço exitoso. “Se felizmente no ano passado não tivemos intercorrência severas, isso foi fruto do trabalho aqui realizado, que, neste ano, vem com mais expertise e familiaridade entre os envolvidos”.

Programação
O Carnaval 2019 terá oito escolas de samba (quatro no Grupo Especial e quatro no Grupo de Acesso), que desfilam nas noites de 02 e 05 de março, às 20h, na área de uso multidisciplinar da Cidade Administrativa. Um esquema especial de horários de ônibus está programado para atender o Terminal Hortolândia e escoar os foliões para os diversos vetores do Município.

Quanto aos blocos, entre os que apresentaram interesse e se adequaram ao estipulado em edital de cadastramento da Unidade de Gestão de Cultura, 14 participarão do Carnaval 2019, entre os dias 22 de fevereiro e 10 de março. Nenhum bloco excede seis horas de duração e considerado o tempo de dispersão e limpeza, nenhum deles excede as 22h.

Ainda neste sábado (23), às 19h, será eleita a Corte Real do Carnaval 2019 no Complexo Fepasa. Serão eleitos Rei Momo, Rainha, 1ª e 2ª Princesas e Passista de Ouro. Já a apuração das Escolas Campeãs será realizada no dia 06 de março (quarta-feira), às 10h, no Complexo Fepasa.

Toda a programação do Carnaval 2019 pode ser conferida no site da Cultura.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.