Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

16/6/2011 - Jundiaí - SP

Cidades Digitais - Jundiaí é 1ª no Estado e a 5ª no Brasil




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Depois de conquistar a posição de melhor cidade do Brasil em saneamento básico (Instituto Trata Brasil), ser considerada a 2ª melhor cidade em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre as cidades com mais de 300 mil habitantes, e de ser a 9ª economia do Estado e 23ª do Brasil, Jundiaí acaba de receber mais uma premiação: é a 1ª colocada no Estado de São Paulo e está em 5º lugar no ranking nacional no Índice Brasil de Cidades Digitais, criado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), entidade privada com sede em Campinas, em parceria com a Momento Editorial. Trata-se de uma espécie de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que, em vez de indicadores sociais, tem como foco a cidadania digital.

Para medir o nível de digitalização das cidades no Brasil, o CPqD criou um questionário de 15 perguntas formuladas a partir de critérios relacionados à infraestrutura tecnológica – equipamentos, cobertura geográfica –, disponibilidade de serviços digitais e recursos de acessibilidade – para pessoas com deficiências físicas ou analfabetas. O questionário foi respondido por cem municípios, de todas as regiões do Brasil. Desse total, 75 foram validados após checagem dos dados e seu cruzamento com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do IBGE.



Para receber o prêmio em nome da cidade e representando o prefeito Miguel Haddad, esteve presente na solenidade realizada nesta terça-feira (14) no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, o diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Daniel Bocalão Júnior. A Cijun é responsável pelo desenvolvimento de toda a estrutura que permite à Prefeitura oferecer ao munícipe mais de duas dezenas de serviços virtuais. Para Bocalão, Jundiaí teve reconhecida a sua capacidade de se relacionar com o cidadão para atendê-lo nas mais diferentes necessidades. “No ranking nacional, ficamos na frente de potências como São Paulo e Campinas, o que mostra como estamos adiantados na questão da tecnologia da informação na gestão pública”, comemora Bocalão, destacando que esse é um prêmio da cidade. Hoje, por meio do SIIM (Sistema de Informações Integradas Municipais) é possível conhecer com detalhes as demandas e as necessidades da população, tudo acontecendo com muita rapidez. 

Revista destaca o trabalho de Jundiaí

A revista Wirelles Mundi, especializada no assunto, destaca na sua edição deste mês a conquista alcançada por Jundiaí. Em reportagem da jornalista Ana Cecília Americano, a Mundi mostra alguns avanços da Prefeitura com serviços virtuais, como a abertura de empresas, cuja demanda é feita e atendida tudo pela web, num processo automático. O e-156 também é apontado na reportagem como um serviço de grande benefício para o cidadão, além da “Compra Aberta”, que evidencia a transparência com que os processos licitatórios são conduzidos pelo governo municipal. Na prática, toda a gestão municipal é informatizada, abrangendo mais de 200 escolas e 43 unidades de saúde.


Confira as cidades mais digitais da pesquisa:

1.º - Belo Horizonte (MG);
2.º - Curitiba (PR);
3.º - Porto Alegre (RS);
4.º - Vitória (ES);
5.º - Ibirapuitã (RS):
5.º - Jundiaí (SP);
6.º - Campinas (SP);
7.º - Santos (SP);
7.º - São Carlos (SP);
8.º - Tarumã (SP); 9.º - São Paulo (SP);
10.º - Tauá (CE).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.