Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019

16/1/2019 - Jundiaí - SP

Com chuvas, DAE antecipa prazo e já registra mais um bilhão de litros de água na represa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Menos de um mês após a conclusão das obras do vertedouro, a DAE Jundiaí conseguiu conquistar mais um bilhão de litros de água na represa, o que representa um aumento de 12% na reservação. Com isso, a represa chegou a 9,3 bilhões de litros de água bruta armazenados. A previsão inicial das equipes de engenharia era de que seria necessário aguardar até 12 meses para que o volume fosse atingido, após a conclusão das obras do vertedouro.

Isso foi possível em virtude das fortes chuvas na região da represa e nos pontos pelos quais passam os cursos de água, como o rio Jundiaí Mirim. Além disso, de setembro de 2018 ao início de janeiro deste ano, a reversão do rio Atibaia foi acionada.

“Neste momento, a represa está com 100% da sua capacidade e já podemos visualizar a água no limite do extravasor”, conta o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares. No comparativo com o ano passado, nesta época, a represa estava com 66% da capacidade.

A obra do vertedouro foi programada e executada com o objetivo de ampliar a reservação e a segurança do sistema de abastecimento do município. O investimento foi de R$ 1,6 milhões e os serviços foram realizados em sete meses, de maio a dezembro de 2018.

Atualmente, 95% da água que abastece o município é proveniente do manancial do rio Jundiaí Mirim e os outros 5% são do córrego do Padre Simplício, afluentes do Ribeirão Ermida e córrego Estiva.

Uso racional
Apesar de Jundiaí não enfrentar problemas de racionamento, a DAE Jundiaí lembra que é de extrema importância que a população adote medidas permanentes para reduzir o consumo de água com o uso racional do recurso hídrico.

Não usar a mangueira para limpar a calçada ou lavar o carro, tomar banhos rápidos, deixar a torneira fechada ao escovar os dentes, acumular peças e usar a lavadora na capacidade máxima estão entre os hábitos que devem ser adotados.

Por este motivo, a DAE desenvolve, ao longo de todo o ano, campanhas que estimulam o uso consciente da água, com foco na redução do desperdício e das perdas de água.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.