Domingo, 21 de Julho de 2019

16/1/2019 - Jundiaí - SP

Com chuvas, DAE antecipa prazo e já registra mais um bilhão de litros de água na represa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Menos de um mês após a conclusão das obras do vertedouro, a DAE Jundiaí conseguiu conquistar mais um bilhão de litros de água na represa, o que representa um aumento de 12% na reservação. Com isso, a represa chegou a 9,3 bilhões de litros de água bruta armazenados. A previsão inicial das equipes de engenharia era de que seria necessário aguardar até 12 meses para que o volume fosse atingido, após a conclusão das obras do vertedouro.

Isso foi possível em virtude das fortes chuvas na região da represa e nos pontos pelos quais passam os cursos de água, como o rio Jundiaí Mirim. Além disso, de setembro de 2018 ao início de janeiro deste ano, a reversão do rio Atibaia foi acionada.

“Neste momento, a represa está com 100% da sua capacidade e já podemos visualizar a água no limite do extravasor”, conta o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares. No comparativo com o ano passado, nesta época, a represa estava com 66% da capacidade.

A obra do vertedouro foi programada e executada com o objetivo de ampliar a reservação e a segurança do sistema de abastecimento do município. O investimento foi de R$ 1,6 milhões e os serviços foram realizados em sete meses, de maio a dezembro de 2018.

Atualmente, 95% da água que abastece o município é proveniente do manancial do rio Jundiaí Mirim e os outros 5% são do córrego do Padre Simplício, afluentes do Ribeirão Ermida e córrego Estiva.

Uso racional
Apesar de Jundiaí não enfrentar problemas de racionamento, a DAE Jundiaí lembra que é de extrema importância que a população adote medidas permanentes para reduzir o consumo de água com o uso racional do recurso hídrico.

Não usar a mangueira para limpar a calçada ou lavar o carro, tomar banhos rápidos, deixar a torneira fechada ao escovar os dentes, acumular peças e usar a lavadora na capacidade máxima estão entre os hábitos que devem ser adotados.

Por este motivo, a DAE desenvolve, ao longo de todo o ano, campanhas que estimulam o uso consciente da água, com foco na redução do desperdício e das perdas de água.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.