Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

20/8/2018 - Jundiaí - SP

Com ´Dia D`, imunização em Jundiaí passa de 50%




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Até as 14h deste sábado (18), quando é realizado em todo o Brasil o ´Dia D` da campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, os índices de imunização contra as doenças passaram de 50% em Jundiaí, mas ainda segue abaixo da estimativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). “Nossa projeção era de que até hoje já tivéssemos imunizado 70% do público-alvo”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente. Até agora, 11.172 crianças (58,46%) foram vacinadas contra a Pólio e 11.005 crianças (57,58%) tomaram a vacina para prevenir o Sarampo.

Para imunizar 19 mil crianças entre um ano e quatro anos, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) segue em plena campanha. Neste sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – exceto os Postos de Saúde da Família Vila Esperança e Vila Ana – seguem abertas até as 17h para a imunização exclusiva para esse público. As crianças devem ser vacinadas, mesmo que estejam com a carteira vacinal em dia. A campanha é nacional, e a determinação para a imunização, por parte do Ministério da Saúde, tem por objetivo conter os vírus, que após anos sem registro, voltam a ocorrer em vários pontos do mundo, inclusive no Brasil.

A enfermeira reforça a importância da imunização. “A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença, por isso, todas as crianças dessa faixa etária serão vacinadas, independente de já terem recebido a dose ou não”, acrescenta Maria do Carmo. Para ampliar a adesão, várias ações de divulgação com o apoio dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha são realizadas nas escolas públicas e privadas, estabelecimentos comerciais e parques.

Onde tomar a vacina
A vacinação contra o sarampo é realizada diariamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário de atendimento. Jundiaí tem cobertura vacinal da tríplice viral – destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC) – registrada até maio de 2018, de 88% da população de um ano. No ano de 2017, a cobertura foi de 86,25%. A SRC demanda duas doses para a imunização (12 meses e 15 meses).
A campanha terá continuidade até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das UBSs, com vacinação também para pessoas com até 58 anos que não tenham sido imunizadas contra o sarampo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.