Sexta-Feira, 5 de Junho de 2020

7/5/2020 - Jundiaí - SP

Coronavírus: Jundiaí inicia testagem ampla, acima das médias do Brasil e da Alemanha




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Um novo protocolo de testagem para a COVID-19 foi colocado em prática pela Prefeitura de Jundiaí nesta semana. Chamado de inquérito epidemiológico, a cidade passa a testar 47 pessoas a cada 1 mil, superior à marca alemã, que é de 25 pessoas, e da nacional, que é de 0,63.  De acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), a testagem ampla vai permitir o mapeamento da doença na cidade, com a identificação não só os infectados, como também a sua rede de contatos para impedir a propagação do vírus na cidade.

Desde a última terça-feira (5), a Unidade de Promoção da Saúde faz o agendamento para os testes dos pacientes que passaram por atendimento em equipamentos públicos de Saúde, a partir dia 26 de março, e foram notificados com síndrome gripal, ou seja, apresentavam quadro de febre aliada a tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória. A testagem é padronizada, a partir de agora, para todos os casos notificados que passarem pelos equipamentos de saúde de atendimento aos suspeitos de COVID-19, que saem com o agendamento para a realização do teste.

“Saber o avanço da doença na cidade é crucial para a gestão. Jundiaí adota as melhores práticas contra o Novo Coronavírus realizadas no mundo. Testaremos 4,7% da população para obtermos o panorama nesta primeira fase do Inquérito Epidemiológico. Com as informações, serão feitos cruzamentos de dados para identificar onde as medidas de distanciamento estão sendo mais efetivas e onde há necessidade de melhoria. Desta forma, nortearemos as decisões de modo direcionado”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Nessa primeira fase serão testadas até 450 pessoas/dia. “As pessoas que passaram pelos equipamentos públicos de saúde de Jundiaí que estão atendendo as pessoas com síndrome gripal, ou seja, Unidades Sentinelas, Prontos Atendimentos e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), serão convidadas a fazer o teste para saber se possuem os anticorpos para o Sars-CoV-2, juntamente com os seus comunicantes (as pessoas de convívio da família). O que Jundiaí passa a oferecer à população é o padrão alemão de combate ao Novo Coronavírus”, salienta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

A meta é realizar 10 mil testes no mês de maio. Além da população notificada e seus comunicantes, também serão testados profissionais dos serviços de Saúde Públicos (Hospitais e demais equipamentos) e os sintomáticos das forças de segurança, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e funcionários do Transporte coletivo que tenham apresentado sintomas gripais.

A realização dos testes rápidos será nas Unidades Sentinelas montadas nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami, Anhangabaú, Clínica da Família e Jardim do Lago. O inquérito epidemiológico tem a parceira da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). “Estudos epidemiológicos são de suma importância para subsidiar ações da gestão, pois permitem visualizar e compreender melhor o evento investigado, que neste caso é o coronavírus, fornecendo subsídios para o planejamento e organização de ações estratégicas em saúde, melhorando o aproveitamento dos recursos financeiros, humanos e materiais”, explica Marília Jesus Batista de Brito Mota, professora adjunta da FMJ e coordenadora do Depto de Saúde Coletiva, da FMJ, integrante do grupo que também contará com o professor Evaldo Marques e a professora Monica Lipay.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.