Sábado, 27 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

29/8/2018 - Jundiaí - SP

Crianças entre 1 ano a 4 anos devem ser vacinadas contra Pólio e Sarampo




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite se encerra no próximo dia 31, sexta-feira. Jundiaí, de acordo com o balanço divulgado na última segunda-feira (28) pela Vigilância Epidemiológica (VE) atingiu pouco mais de 73% do público-alvo formado por crianças entre 1 ano a 4 anos de idade. As doses permanecem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), durante o horário de atendimento. A orientação para a vacinação de reforço é do Ministério da Saúde (MS) para todas as crianças, mesmo aquelas com a carteira de vacinação em dia.

A VE, órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), registra, até o dia 23, a aplicação de 13.886 doses da vacina tríplice viral, destinada para Sarampo-Caxumba-Rubéola (SRC), ou seja, 72,66% da população entre um ano a quatro anos de idade (total estimado de 19 mil). Já contra Poliomielite, no mesmo período, foram imunizadas 14.128 crianças, ou seja 73,93%. “A meta de imunização é alcançar 95% da população formada por 19 mil pessoas. A vacinação contra o Sarampo e a Pólio é única forma eficaz de prevenção, por isso, os pais e responsáveis devem levar os filhos para a vacinação de reforço, conforme orientação do Ministério da Saúde”, explica a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

A campanha está em andamento desde o dia 4 de agosto com a realização do Dia D, no dia 18. As vacinas fazem parte do calendário de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A UGPS realiza intensa divulgação da campanha, em todas as mídias, seja TV, rádio, jornais e redes sociais. Também foi feita parceria com o Rotary Clube para a visitação de EMEBs e escolas de educação básica particulares com o objetivo de divulgar a campanha, a partir dos personagens Zé e Maria Gotinha. A divulgação permanece, nesta semana, última da campanha nacional.

Adultos
A vacina contra o Sarampo também é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral. No Estado de São Paulo, a imunização é preconizada para adultos nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade. A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto, quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.