Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019

24/6/2019 - Jundiaí - SP

Delícia de Reciclagem já entregou mais de 11 mil sacolas de verduras este ano




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Programa Delícia de Reciclagem da Prefeitura de Jundiaí, que “troca” materiais recicláveis por legumes e verduras frescos, entregou este ano, de janeiro a maio, 11.173 sacolas de alimentos, coletando mais de 266 m3 de recicláveis. O programa atende entre 350 e 400 famílias, arrecadando em troca 250 a 350 quilos de material reciclável, o que corresponde a um volume de aproximadamente 14 m3 por semana.

Os 240 canteiros da horta, instalada no Unidam – Unidade de Desenvolvimento Ambiental – concentram uma área de produção de mais de 2.300 m². A cada semana, são colhidos de 2.000 a 2.100 pés de alface, que são distribuídos à população mais carente dos bairros Jardim Sorocabana, Parque Nova República, Santa Gertrudes, Tupi, Vila Ana, Jardim Fepasa, Núcleo Centenário e Jardim São Camilo.

Implantado em 2003, o programa é executado pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e tem como objetivo educar e conscientizar os moradores sobre a importância da reciclagem. Para estimular essa prática, todo material entregue é “trocado” por gêneros alimentícios frescos, direto da horta da Unidam.

Semanalmente, no mesmo dia e horário, um veículo conduz a verdura recém-recolhida e embalada até os locais de coleta dos recicláveis, onde a população aguarda com os materiais separados, ocorrendo a troca. “Este ano foi feito um recadastramento das famílias que participam do programa e houve uma evasão de aproximadamente 15%, por não aceitarem informar dados pessoais”, diz Renato Steck, engenheiro agrônomo da Unidam.

A iniciativa apresenta boa aceitação pela comunidade e resultou em melhoria ambiental, inclusive com a diminuição de animais e insetos nocivos, já que suas fontes de abrigo e alimentação – geralmente lixo acumulado – são reduzidas. E a melhoria na qualidade da alimentação também é aprovada pela população. “Cada sacola leva em média 2,5 pés de verdura, porém também entregamos berinjela, beterraba, quiabo, chuchu, pepino, pimentão e milho verde, entre outros produtos, dentro da sua sazonalidade”, explica Renato. Em 2018 foram entregues 35.000 sacolas e recolhidas 19 toneladas de material reciclado (750 m³).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.