Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

18/4/2011 - Jundiaí - SP

Dia do Teatro e Circo - encerramento conta com atividades ao ar livre




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Depois de uma semana repleta de workshops, debates e atividades voltadas para a formação de artistas, as atividades do Dia do Teatro e do Circo encerraram no domingo (17) com o workshop “Teatro de Rua”, realizado no Parque da Cidade.

Promovidos pela Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Cultura – Comissão Municipal de Teatro, os eventos foram realizados durante a semana (11 a 15) no Centro de Cultural “Jorosil”, com workshops e debates e visaram a troca de experiência entre artistas e convidados da cidade e renomados nomes do teatro e circo como Tiche Vianna, Denise Weinberg, Eduardo Jacsenis, Roberta Nazaré e Marcelo Romagnoli.



O encerramento ficou por conta de Ana Roxo e Cristiano Meireles, que usaram o Parque da Cidade para falar sobre “Teatro de Rua”. As atividades iniciaram no auditório do local e depois os participantes se reuniram na área externa, próximo à Praça Pôr do Sol.


Em pauta, o teatro de rua, na teoria e na prática. A partir da fusão de cantos populares de trabalho e cenas coreografadas com células de percussão corporal, o workshop busca lançar proposições de como responder praticamente às questões primeiras e essenciais do teatro na rua: como se relacionar com o público que passa? Como mobilizá-lo? O que fazer diante da arquitetura que se encontra nos espaços públicos? Como dialogar? O que fazer diante da arquitetura que se encontra nos espaços públicos? Como dialogar com a vida de um espaço, com sua história?


A secretária de cultura, Penha Camunhas Martins, acompanhou o workshop e falou sobre as comemorações do Dia do Teatro e do Circo. “Tivemos um resultado altamente positivo, pois atingimos cerca de 70 artistas de praticamente todos os grupos teatrais de Jundiaí e ainda contamos com a participação de pessoas de outras cidades como Campo Limpo, Louveira e Vinhedo. Os eventos colaboraram para o trabalho de troca de experiências. Hoje essa atividade ao ar livre, próximo aos visitantes do Parque da Cidade, também é de extrema importância, pois proporciona que o público conheça um pouco sobre os processos de preparação de um espetáculo, uma iniciativa que será cada vez mais desenvolvida pela secretaria de cultura”, contou.


Para a integrante da Comissão de Teatro e do corpo estável de teatro do Polytheama, Tábata Makowski, as ações atingiram os artistas locais. “A troca de experiências foi muito importante, pois desenvolveu um processo reflexivo para os artistas, algo que faz parte do processo de criação artística, o contato com novos conhecimento, da forma de se criar”, explicou.


A atriz jundiaiense Erica Doiche participou de 90% das atividades oferecidas. “Foi uma oportunidade muito boa, pois para termos acesso a workshops como os oferecidos temos que ir para São Paulo ou outra cidade. Com as comemorações do Dia do Teatro e Do Circo pudemos participar das atividades aqui mesmo em Jundiaí. Além disso, trabalhou diversas frentes teatrais como direção, teatro infantil, de rua”, afirmou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.