Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

6/6/2011= - Jundiaí - SP

Eco Jundiaí 2011 - sábado conta com palestras sobre conservação ambiental




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Em continuidade à Eco Jundiaí 2011, foi realizado durante o sábado (4), no auditório do Parque da Cidade, o seminário “Conservação das florestas: a importância dos Jardins Botânicos, Fragmentos e Remanescentes Florestais”, que contou com palestras ministradas por profissionais de importantes instituições de ensino de São Paulo como ESALQ, UNESP e USP.

O ciclo de palestras foi aberto pelo Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, que falou sobre o novo formato doa semana dedicada ao meio ambiente. “Neste ano decidimos descentralizar as ações, com o objetivo de atingir mais pessoas e também a população residente nos bairros mais carentes. Essa mudança nos apresentou resultados positivos, pois também conseguimos trabalhar maior variedade de temas, além da assinatura do Consórcio de proteção da Serra do Japi, que é de extrema importância”, afirmou.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Professora Dra. Renata Fonseca, da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu, que falou sobre o tema “A importância dos Fragmentos Florestais e Urbanos”.

A professora abordou a necessidade da preservação. “Hoje temos as florestas urbanas, que são remanescentes das florestas nativas e também as áreas de reflorestamento. É preciso que essas áreas verdes tenham proteção e principalmente preservação, valorizando dentro da região. Com a evolução das cidades as áreas nativas perderam seus espaços”, comentou.


Em seguida os participantes e palestrantes abordaram temas como “Educação Ambiental para Sustentabilidade e Recuperação de Fragmentos Florestais”, com o Dr. Afhonso Peche Filho e “Sem eles não há florestas: a importância da fauna na recuperação ambiental”, que contou com as explanações do Doutorando Flavio Ubaid, Professor Dr. Wilson Uieda e como moderador o Prof. Dr. João Vasconcelos.


O evento também contou com a premiação dos vencedores do concurso de fotografia “A Serra da Minha Janela”. O primeiro lugar ficou com Daniel Linard e o segundo com Vinícius Andrade.


Código Florestal


No período da tarde, o ciclo de palestras foi aberto pelo Dr. Ricardo Rodrigues, do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da ESALQ/USP, que abordou um dos temas mais polêmicos da programação, o Código Florestal.


Para o Dr. Ricardo, os substitutivos apresentados para a mudança do código florestal não são válidos. “A mudança é baseada no fato de que o país precisa de mais áreas para a produção agrícola, mas com a área disponível no Brasil hoje, a agricultura pode ser até triplicada, não sendo necessário o uso de áreas de florestas”, argumentou o professor.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.