Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

30/5/2011 - Jundiaí - SP

EcoJundiaí - Qualidade da água de Jundiaí impressiona ecoesportista Dan Robson




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O ecoesportista Dan Robson, que ministrou a palestra "Rio Tietê: Aventuras e descobertas a bordo de um caiaque", dentro da programação da EcoJundiaí 2011, nesta segunda-feira (30), no Parque da Cidade, ficou impressionado com a qualidade da água de Jundiaí. “É a primeira vez, em dois anos, que vejo a água de uma represa tão limpa”, disse.

Dan Robson fez esta constatação depois de navegar durante uma hora pela represa do Parque da Cidade a bordo de seu caiaque, fazendo coleta de água em alguns pontos do rio Jundiaí-Mirim, o único considerado Classe 1 (água quase potável) em toda a Bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). “Fiquei surpreso, é um exemplo de represa”, disse. “Não só pela cor clara da água mas também pela limpeza, não vi um único saco plástico, isto é impressionante.”

Após a navegação, Dan Robson, que entre outros projetos participou do "Flutuador do Rio Tietê", feito em parceria com a Rede Globo de Televisão, conversou com alunos da Emeb Geraldo Pinto Duarte Paes (Jardim Ermida 2) e mostrou a água coletada.

A chefe do laboratório da DAE S.A., a engenheira química Tânia Ferraretto, explicou aos estudantes as características das amostras de água retiradas pelo ecoesportista. “Para nós, a cor clara e a baixa turbidez não são novidades”, afirmou. “Semanalmente são feitas coletas para garantir a qualidade da água que vocês bebem.”

O diretor-presidente da DAE S.A., Wilson Roberto Engholm, disse que a participação de Dan Robson na EcoJundiaí ressalta a qualidade de nosso manancial. “Transmitir a importância da preservação e a qualidade de nossa água aos jovens pode evitar problemas no futuro.”

No período da tarde Dan Robson conversou com alunos da Escola
Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti, Fatec e UniAnchieta. O presidente da Câmara, Júlio César de Oliveira, esteve presente para prestigiar o evento e o deputado estadual, Ary Fossen, enviou a representante Sílvia Oliveira de Paula.

Tanto para os participantes da manhã quanto para os da tarde, o ecoesportista contou suas aventuras Brasil afora. Entre seus projetos, ele realizou o Areias365, no qual percorreu o todo o litoral brasileiro a pé, indo do Chui (RS) até o Oiapoque (AP), fez o Amazon Bike, cruzando o Brasil do Acre até a Paraíba, utilizando a rodovia Transamazônica, e o Petar 61, em que ficou confinado por 61 dias na caverna Alambari de Cima, no P.E.T.A.R (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira).

Mas o Flutuador foi um dos projetos que mais despertou curiosidade nos participantes da palestra. Foram levantadas várias questões, entre elas o que mais impressionou o ecoesportista ao longo dos 500 quilômetros de navegação no rio Tietê, de Salesópolis a Barra Bonita. “Nunca imaginei ver tanto lixo, encontrei de garrafa pet e geladeira até um banheiro químico boiando na água.”

Em setembro Dan Robson vai navegar pelo litoral de São Paulo para descobrir as condições das águas nesta região. No início de 2012 ele refaz o trajeto do “Flutuador” para cobrar as mudanças prometidas pelo poder público e privado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.