Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

16/3/2011 - Jundiaí - SP

Educação Física - Na rede municipal, ninguém fica parado




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Assim como em todas as disciplinas ministradas na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação definiu expectativas de aprendizagem para a Educação Física. Com isso, as aulas deixaram de ser momentos onde os alunos correm por todos os lados, para auxiliá-los a incorporarem conhecimentos que os levem a administrar sua atividade motora com autonomia. 

As aulas de Educação Física passaram a não ser apenas um período de brincar nas escolas, mas um ambiente de aprendizagem seriamente planejado”, afirmou o coordenador de Educação Física, Luiz Trentini. “Para que os objetivos sejam atingidos delineamos um plano de trabalho com o que cada aluno deve aprender em determina faixa etária”.



Desde a creche ao Ensino Fundamental, as aulas de Educação Física são conduzidas por professores especialistas. Hoje, são 83 profissionais da área em atuação nas unidades de ensino. “Na rede municipal de Jundiaí, os professores de Educação Física têm o seu lugar garantido dentro das creches e escolas. Essa iniciativa é de suma importância, já que o processo de desenvolvimento humano se dá a partir das experiências relacionadas com os aspectos motores, cognitivos e sociais, fortemente desenvolvidas nas aulas de Educação Física”.

Saúde é o que interessa – Uma vez por semana a professora Silvia Hosaki chega à EMEB Edward Aleixo de Paula, que atende crianças na faixa etária de zero a 3 anos, e transforma o espaço com materiais coloridos de diferentes formatos. Na sala do Grupo 3, os colchonetes e obstáculos auxiliam as crianças no desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como chutar, saltar, receber e arremessar. 

Nesta fase, as crianças observam e exploram o ambiente com atitude de curiosidade. Então, na aula de Educação Física, até mesmo as fábulas infantis são contadas com a intenção de permitir a locomoção dos alunos em diversos planos, trajetórias e velocidades”, contou a professora.

A partir dos 4 meses até os 10 anos de idade, a evolução dos alunos é acompanhada de acordo com os objetivos de aprendizagem e com respeito ao limite de cada criança. A bola com guizo, que auxilia os pequenos na coordenação motora, dá inicio aos movimentos que seguem em pleno ritmo nos jogos e nas dança executadas no 5º ano, sempre com a proposta contínua de permitir melhora na saúde e qualidade de vida.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.