Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

19/6/2019 - Jundiaí - SP

Educação leva crianças e pais ao Vale Verde




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Alunos do G3 (de três anos de idade) da Emeb Abigahil Borim tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (18). Em vez da sala de aula da creche no Eloy Chaves, os 15 alunos da professora Cibele Rizzato, acompanhados de seus pais ou responsáveis, visitaram o Vale Verde, por meio de iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE), onde reforçaram o aprendizado já feito na unidade escolar sobre alimentação saudável e conheceram os canteiros de onde saem as verduras e legumes das merendas de mais de 150 escolas de Jundiaí, 111 delas municipais (atingindo cerca de 37 mil alunos) e as demais estaduais. A iniciativa está atrelada às ações do programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí.

Tatiane Maggi acompanhou o filho Lorenzo, que fará quatro anos em agosto, e ficou encantada com as dimensões do Vale Verde. “O Lorenzo sempre teve contato com a alimentação orgânica, pois meu pai tem uma roça de verduras e legumes. Mas o incentivo da escola é essencial, pois aguça o paladar dos pequenos e permite que eles aprofundem o conhecimento sobre as propriedades nutricionais”.

Já na casa da família Rodrigues, só podia tomate como salada e outros legumes entravam no prato desde que escondidos. Mas desde que outro Lorenzo, filho da Ludmila, começou a frequentar a escola, chegam até pedidos para que haja cenouras e chuchus na refeição. “Sempre houve o incentivo pela alimentação saudável em casa, mas na escola, por ver a professora explicando e os amiguinhos comendo, ele pegou até gosto”.

O Vale Verde é uma horta orgânica certificada, inclusive pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA), e conta com 15 mil metros quadrados para plantio, com projeção de crescimento. O espaço também recebe visitas monitoradas de alunos da rede municipal de ensino, que aprendem sobre técnicas de plantio, nomes das plantas, propriedades nutricionais e receitas. O assunto, que já é tratado em sala de aula, inclusive na promoção de saúde, no enfrentamento à obesidade infantil e nas atividades práticas em horta escolar, presente em 79 unidades. A

Além da produção robusta de verduras e legumes, como berinjelas, quiabos, couves, pimentões, tomates e nabos, o Vale Verde distribui mais de 2,5 mil pés diários de alface de diversas variedades, para as 75 mil refeições servidas diariamente.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.