Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

13/9/2017 - Jundiaí - SP

Educação realiza 2ª Semana da Luta da Pessoa com Deficiência




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) abriu nesta terça-feira (12), no Complexo Argos, o ciclo de palestras que compõe a 2ª Semana da Luta da Pessoa com Deficiência. A atividade reúne, até a próxima semana, profissionais que atuam no Sistema Municipal de Ensino e pais de alunos.

“Para lembrar o dia 21 de setembro – Dia da Luta da Pessoa com Deficiência -, estamos promovendo esse evento, com diversos encontros e convidados, para discutir questões sobre a inclusão da criança na sala de aula e nas escolas municipais; construir, junto com os professores, uma nova conceituação sobre o assunto; e debater novas estratégias didáticas, enfocando o desenho universal na aprendizagem. Também vamos receber os familiares de alunos atendidos a troca de experiências”, informa o diretor do Departamento de Educação Inclusiva da UGE, Adauto Parré.

Na primeira palestra, ministrada pela fonoaudióloga Emanuelle Cabral e pela terapeuta ocupacional Gabriela Tripicchio Gonçalves, do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSIJ), foram abordadas técnicas de gestão de sala de aula. Mais de 100 pessoas participaram da atividade.

A programação continua nesta quarta-feira (13), com a palestra “O desafio com o aluno surdo no ambiente escolar.” O evento será no Centro de Capacitação, no Complexo Argos, em dois horários: às 8h e às 14h. As demais atividades serão nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

Atendimento
Atualmente, o Departamento de Educação Inclusiva atende 654 alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação nas escolas municipais e no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos. O município conta com profissionais de apoio – cuidadores, agentes de desenvolvimento infantil, estagiários de pedagogia e professores da rede -, os quais são direcionados para as unidades escolares, por meio de pedidos realizados, diante da necessidade de cada aluno, identificada após estudos que levam em conta as particularidades da criança. Constantemente, os profissionais passam por formações.

O Departamento também oferta aos alunos o serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no contraturno das aulas, em salas de recursos multifuncionais, localizadas em 26 escolas polos, e mantém convênios com instituições que prestam serviços, como de fonodiaulogia, psicologia e psicopedagogia, para favorecer a inclusão dos matriculados. Esse atendimento é realizado em horário diferente ao da escola.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.