Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

5/5/2011= - Jundiaí - SP

Educavi Criança na GMJ - Instruir e prevenir é caminhar rumo ao futuro certo




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Uma proposta inovadora, diferenciada, idealizada cuidadosamente com o objetivo de contribuir para a formação e o bem-estar dos futuros cidadãos, a partir da utilização de fantoches, com personagens familiares às crianças como os amiguinhos Ênio, Elisa e a Vó Maria. Assim é o Educavi Criança – Programa Educação para a Não Violência que apresentou na manhã desta quarta-feira (4), na sede administrativa da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – Complexo Fepasa – a nova etapa do Programa, lançado em 2009 ministrando palestras para adolescentes e adultos, e que agora amplia sua área de atuação por meio dos programas Guarda Comunitário - Anjos da Guarda (Ronda Escolar), coordenado pelo inspetor Cláudio Ferigato - buscando estar cada vez mais próximo da comunidade, acompanhando o crescimento das crianças, dos quatro aos oito anos de idade. 

Dentre os presentes, o comandante da GMJ, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); os vereadores Júlio César de Oliveira (Julião), representando o prefeito Miguel Haddad; Silvio Ermani e Enival Ramos de Freitas; tenente-coronel Fachini (comandante do 49º BPMI); capitão Aoyama e tenente Turani (representando respectivamente os comandantes do 19º Grupamento de Bombeiros, coronel Bianchini, e do 12º GAC, tenente-coronel Alvarenga); diretores de escolas municipais de Ensino Infantil; comandantes das Guardas Municipais da região; demais autoridades e os convidados especiais: um grupo formado por crianças da EMEB Luiz Barbaro – representando as demais unidades escolares -, coordenado pela supervisora de ensino, Ione Mendes Pereira Fernandes, e professoras.


O comandante Jacó ressaltou a importância da atuação do guarda municipal enquanto agente de segurança pública e também o seu papel social e educacional. “Um ciclo completo, em toda a sua competência; a Corporação vem se empenhando para promover a formação do cidadão como um todo, para viver harmoniosamente em sociedade, lembrando a citação de Martin Luther King: ‘ nós aprendemos a voar como pássaros, a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.’ Mas aprenderemos... com as crianças! E também o médico psiquiatra Roberto Shinyashiki, especialista em gente:’ precisamos nos preocupar mais com o NÓS,muito mais importante do que o EU, isolado, que não abre os braços e se propõe a ajudar, manifestar a solidariedade. Crescer junto com o outro traz muito mais sabor do que o sucesso individual. É o viver de forma plena'. Sendo assim, promovendo o crescimento e a formação das nossas crianças estamos crescendo com elas, acompanhando cada fase, compartilhando de suas conquistas.”

O vereador Julião reforçou que educação é o caminho.”Ela deve estar no seio da família, onde tudo se inicia, com a orientação dos pais que devem estar sempre presentes junto ao trabalho desenvolvido nas escolas. E também aqui, na Guarda Municipal de Jundiaí. O lançamento desta proposta representa um marco para que possamos dessa forma melhorar a convivência em sociedade, banirmos a violência e a criminalidade, educando as nossas crianças de uma forma mais pontual, com a prevenção.

Em meio a muita brincadeira, farta distribuição de balões, doces e cartilhas com atividades variadas, as crianças puderam conhecer os personagens que estarão percorrendo as escolas, fantoches articulados pelos GMs Lorenti e Severo (integrantes do corpor docente da instituição) que dão vida ao Programa, onde os pequenos aprenderão brincando como respeitar o amiguinho (inclusive não colocando apelidos, o que pode num futuro provocar bullying), não conversar com estranhos, dentre outros.

Mas o que é o EDUCAVI?

A Guarda Municipal de Jundiaí, assim como os demais órgãos de segurança pública, convive com dois maiores bens da sociedade: a vida e a liberdade. Diante desses bens e com uma visão voltada para o futuro, ainda quando da primeira administração do então prefeito Miguel Haddad - para ser mais preciso no dia 10 de novembro de 1997 - nascia a Ronda Escolar, que recebeu o nome de Anjos da Guarda.

Com a criação da mesma foi instituída junto aos seus integrantes a primeira equipe de palestras direcionadas a realizar encontros em estabelecimentos educacionais no município, abrangendo não apenas os discentes como também os docentes, associações de pais e mestres, toda a comunidade. Nos idos de 1999 e 2000, essa equipe recebeu uma nova denominação: Equipe de Atividades Educacionais, que além de manter seus objetivos passou também a atender instituições civis, escolas particulares e empresas. Em fevereiro de 2009, a GMJ – agora sob o comando de Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e na terceira gestão do prefeito Miguel Haddad - iniciou o Programa Educação para a Não Violência (Educavi), de caráter preventivo, a culrura de paz, que por meio de palestras visa resgatar valores, despertar a conscientização e criar, assim, agentes multiplicadores com noções essenciais quanto à problemática



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.