Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

3/9/2018 - Jundiaí - SP

Emeb Vasco Venchiarutti passa a integrar o Escola Inovadora




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Uma encantadora apresentação musical em inglês feita pelos alunos da EMEB Vasco Antonio Venchiarutti, no Caxambu, marcou a cerimônia de entrega de mais uma unidade integrante do Escola Inovadora, programa lançado em março deste ano e que investe no eixo de modernização e melhorias na infraestrutura do ambiente escolar, traduzidas em resultados positivos no processo de aprendizagem das crianças.

Inaugurada em 1983, a escola conta com cerca de 150 alunos da Educação Infantil II (4 e 5 anos) e recebeu as melhorias por meio de investimentos no aporte de R$ 50 mil, através da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e de cerca de R$ 15 mil proveniente do engajamento dos pais e moradores do bairro. Entre os reparos realizados na unidade escolar estão pintura geral e adequação da área externa, concretagem do parque infantil e pintura da casa de bonecas, adequação da horta escolar e instalação de tela de sombreamento, adequação dos sanitários (com troca de torneiras e recolocação de pisos) e também a parte de jardinagem, com roçada, poda de árvores, limpeza de canteiros e adequação da calçada, serviços estes realizados pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

“O Escola Inovadora não é um programa que não traz apenas o novo. Ele faz com que a gente olhe para o que já tem e avalie o que deve ser tirado, o que deve permanecer, o que deve ser transformado”, explica a diretora Selma Regina de Oliveira, que assumiu a unidade escolar no início deste ano. A fala da diretora também foi seguida pela gestora da Unidade de Educação, Vasti Ferrari Marques, que acrescentou que o programa é um jeito diferente de enxergar a educação. “Não estamos inovando só com a pintura da escola ou padronizando as cores. Chegar aqui e ver estas crianças cantando em inglês não é só ‘bonitinho’, é a certeza de que quando essa criança chegar na idade adulta o novo idioma continuará presente na cabecinha dela porque ela teve essa introdução nos primeiros anos de vida”.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o Escola Inovadora é o exercício constante do cuidado que se deve ter com a educação. “A escola deve ser sempre um ambiente de transformação e, segundo um estudo divulgado pelo BID (Banco Internacional de Desenvolvimento), a ambiência escolar afeta positivamente o desenvolvimento cognitivo de uma criança. Todas estas ações do programa visam tornar Jundiaí um município ainda mais competitivo, conhecido por sua mão de obra qualificada. Uma formação pedagógica sólida tornará estas crianças, no futuro, profissionais de qualidade, dentro de um mercado cada vez mais competitivo”.

Os reparos na unidade escolar eram uma antiga solicitação da comunidade local, que se engajou, inclusive, no levantamento de recursos e na compra de materiais. Mãe da aluna Ana Júlia, a engenheira civil Gisele Guarise Nering, é uma das mães que participou do processo de levantamento de dinheiro para a obra. “Arrecadamos fundos através de muitas rifas, venda de pizzas e eventos direcionados à família e também recebemos muitas doações dos comerciantes locais. Vale muito a pena envolver a todos, pois quando começamos, muitos pais nem sabiam dos problemas existentes na escola”, lembrou.

Investimentos

O Escola Inovadora tem como eixos norteadores os investimentos na aprendizagem dos alunos, a valorização dos educadores e melhorias nas estruturas físicas das unidades escolares, considerando que o ambiente escolar também está envolvido no contexto pedagógico. A primeira unidade escolar a ser entregue pelo programa foi a Emeb Waldemir Savoy, no Jardim das Tulipas, seguida pelas Emebs Duílio Maziero (Bairro da Toca), Cesarina Fortarel Gonçalves Dias (Vila Jundiainópolis), Marcos Gasparian (Centro), João Batista Toledo (Tamoio), Antonino Messina (Bonfiglioli) e Naman Tayar (Jardim ngela).

Várias outras unidades já estão obras em andamento e deverão ser entregues nos próximos meses, como Oscar Augusto Guelli (Roseira), Cleonice Adolpho de Faria (Guanabara), Anna Pontes Chagas (Jardim América), Irma Flórida Mestag (Mato Dentro), José Sciamareli Sobrinho (Champirra), Reynaldo de Montavão Basile (Tarumã), Cléo Nogueira Barbosa (vila Ana), Américo Mendes (Fernandes), Marly de Marco Mendes Pereira (Novo Horizonte), Luiz de Carvalho (Esplanada) e Maria de Lourdes Gonçalves Barro (Boa Vista).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.