Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019

19/4/2011 - Jundiaí - SP

Engenheiro da SMAA participa de cursos sobre conservação de solo




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O engenheiro agrônomo Sérgio Mesquita Pompermaier, que integra o corpo técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, participou, no final de semana passado, em Campinas, de importante evento na área da capacitação, promovido pelo Instituto Agronômico de Campinas – IAC. Foi o III Seminário sobre Conservação do Solo e Proteção de Recursos Ambientais, que teve a coordenação dos pesquisadores Afonso Peche Filho e Isabella Clerici De Maria.

O seminário proporcionou a realização de minicursos, com a divisão dos participantes em grupos por interesse em diferentes temas: Elementos de Geoprocessamento para conservação de solo (Pesquisador Jener Fernando Leite de Moraes – IAC); Planejamento de terraceamento agrícola (Pesquisadora Isabella Clerici De Maria – IAC); Adubação Verde (Pesquisadora Elaine Bahia Wutke – IAC); Tecnologias para mecanização de práticas conservacionistas (Pesquisador Afonso Peche Filho – IAC); e Matéria Orgânica e conservação do solo (Pesquisador Sandro Roberto Brancalião – IAC). Os palestrantes apresentaram os pontos principais das práticas conservacionistas de solo, enfatizando o terraceamento (construção de terraços para manejo das águas de chuva). Em terrenos muito declivosos, se o manejo das águas de chuva não for realizado de maneira criteriosa, ele pode provocar grandes perdas e estragos.



Para Sérgio, a participação no evento foi muito proveitosa, pois a atualização em conhecimentos técnicos é muito importante. “O solo e a água estão entre os recursos naturais mais importantes que temos no planeta, e cuidá-los é um dever e uma necessidade, pois queremos garantir que as futuras gerações tenham oportunidades de continuar praticando a agricultura e abastecendo a população com alimentos de qualidade.”, afirma o engenheiro. Segundo ele, os temas apresentados e discutidos nas palestras mostraram a importância da realização de um trabalho técnico com o envolvimento de toda população.


A geografia de Jundiaí, em sua maioria, é composta por terrenos declivosos, portanto, a realização de atividades que estimulem as práticas conservacionaistas do solo é um importante trabalho a ser desenvolvido. E Sérgio lembra que o solo tem sido objeto também na cidade de uma grande atenção por parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tanto que existe um programa específico para atender aos proprietários rurais: o Programa de Monitoramento da Fertilidade do Solo, criado no início do ano de 2010, com o objetivo de oferecer aos agricultores de Jundiaí o serviço de análise de solo e elaboração de recomendação de adubação.

O secretário da SMAA, Jorge Yatim, considera que o investimento na capacitação da equipe resulta na oferta de um serviço de maior qualidade para a população, na medida em que o conhecimento é aplicado nos programas desenvolvidos pela secretaria. "É um processo constante de atualização no sentido de trazer também ao pessoal do meio rural informações que contribuem para melhorar a produção", comenta o secretário.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.