Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

8/11/2011 - Jundiaí - SP

Estação Alerta ensina a importância da reciclagem




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Lixo é coisa séria! Essa foi a idéia principal que ficou na cabeça dos alunos da 5ª série da EMEB Irmã Úrsula Gherello, do bairro Santa Clara, ao final do Projeto Estação Alerta. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação, faz parte do Programa de Educação Ambiental, que atende todas as crianças da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano da educação básica.

No total, são seis programas distintos por faixa etária, mas todos com um objetivo em comum: fazer despertar em milhares de crianças o interesse e o respeito pelo mundo em que vivem. E isso envolve diretamente o bem estar do Meio Ambiente. Então, mãos à obra!

GERESOL

O termo reciclagem estará cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. É o que afirma o monitor do projeto, Pedro Valli Jr. “Se não produzirmos menos lixo e não atentarmos à importância da reciclagem, em poucos anos vamos ter problemas sérios com o destino do lixo”, explica.

Com esse alerta, tem início a visita dos alunos ao Geresol, que significa Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Trata-se de uma grande área, ao lado da Rodovia Anhanguera, no Distrito Industrial. Todo o lixo e outros materiais descartados na cidade vão para lá. Tudo é tratado, separado, compactado e, cada qual, segue seu destino. Os números do Geresol impressionam. Ao todo, o local recebe mais de 25 mil toneladas de material todos os meses.

• 9 mil toneladas de lixo doméstico (ou orgânico);

• 500 toneladas de material reciclável;

• 16 mil toneladas de entulho, também reutilizados.

As crianças se impressionam quando descobrem que já é possível fazer até camiseta a partir da garrafa pet reciclada. Que isopor pode virar boneca ou mesmo puf, um tipo de almofada. Que a embalagem do leite vem sendo reusada na fabricação de portas, telhas e até em casinha de cachorro. Mas nem tudo é novidade para essa turma. A EMEB Irmã Úrsula, assim como todas as outras escolas municipais, adotaram a coleta seletiva e colocaram, a serviço da comunidade, postos para o descarte inteligente de pilhas e baterias.

PARQUE DA UVA

Após a passagem pelo Geresol, a última parada é no Parque da Uva, no ateliê da Estação Alerta. Ao entrar ali, os alunos se deparam com relógios, brinquedos, pufs, porta-retratos e até um toten (objeto de artesanato). Tudo feito com material vindo do lixo.

Lá, Pedro Valli, que também é professor de arte, dá uma aula de educação artística, usando, apenas, material reciclável. Nela, noções de pintura, mistura de cores, recortes e muitas idéias pelo ar. No final disso tudo, um verdadeiro cardume de peixinhos coloridos começa a aparecer. Eles irão servir de marcadores de livro.

A professora Maria Divina, 47 anos, ficou satisfeita com tudo o que viu. “É importante começar a conscientização desde cedo. É ótimo para as crianças poder ver o que se aprende. O aprendizado, assim, fica completo”, disse.

A pequena Isabel Maura da Silva, 10 anos, gostou da esteira do Geresol. “Ver aquele material sendo separado na esteira me chamou a atenção, foi muito legal”, disse.

Conheça os outros projetos do Programa de Educação Ambiental

Estação dos Sentidos
Estação Flora (energia)
Estação Flora (biodiversidade)
Estação Fauna



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.