Domingo, 19 de Agosto de 2018

13/6/2018 - Jundiaí - SP

Florestal orienta alunos sobre a preservação da Serra do Japi




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Para falar sobre a Serra do Japi e assim ampliar a conscientização a respeito do trabalho realizado para a sua preservação, o inspetor Paulo Vicente Soares – responsável pela Divisão Florestal (DF) da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – participou da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) da Escola Senai “Conde Alexandre Siciliano”. O encontro, coordenado pelo diretor da unidade educacional, Fábio Sérgio Carrion, reuniu alunos e funcionários que pela primeira vez conheceram e puderam acompanhar a explanação do setor especializado da Corporação.

“Em 1985 fui aluno do curso de Eletricista Instalador no Senai e hoje voltar à escola como palestrante reforça a grande responsabilidade de poder apresentar a rotina dos patrulheiros que protegem diariamente a grande região : apresentar a Serra do Japi, um raro remanescente de Mata Atlântica no interior do Estado de São Paulo que detém 7% da formação original do bioma da Mata Atlântica do Brasil. Conscientizar sobre a necessidade da sua preservação para as próximas gerações, as riquezas da biodiversidade que a Serra reúne são elementos que estão diretamente relacionados ao fato de que a reserva possui uma condição climática diferenciada, propícia para esta variedade de espécies.

 

As belezas de sua paisagem, a sua riqueza hídrica que justifica a denominação “castelo de águas” são alguns dos muitos aspectos que nos levam à reflexão constante sobre a sua importância como o pulmão verde da grande região que além de Jundiaí também inclui os municípios de Cabreúva, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. Os patrulheiros que integram a Divisão Florestal realizam um trabalho intensivo junto à mata nativa e para que isso aconteça de maneira efetiva passam por capacitação constante; durante o ano todo fiscalizam a prática da caça ilegal, protegem a fauna, o monitoramento à soltura de balões: como as queimadas, eles colocam diretamente em risco a mata e a sobrevivência das espécies”, destacou o inspetor Soares.

 

Experiência gratificante

 

O diretor do Senai manifestou o reconhecimento ao trabalho realizado pelo setor especializado da instituição. “Conhecimento, informação e muita experiência que são bem-vindos nesta escola para complementar a formação do nosso corpo discente. Logo que fizemos contato , a Guarda Municipal de Jundiaí manifestou prontamente a sua participação em nosso evento. O Senai Jundiaí retribui com muito respeito a todos os profissionais que têm como compromisso garantir a segurança da população, preservar a Serra do Japi, levar informação e orientação a crianças, jovens e adultos.”

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.