Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

12/11/2018 - Jundiaí - SP

GMJ conclui a qualificação profissional de vigias autônomos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp) – a divisão de ensino da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – concluiu esta semana os trabalhos de capacitação para mais um grupo de profissionais que fazem parte da Associação dos Vigias Autônomos de Jundiaí e Região (Avajur).  Iniciado em 2017, o curso formou 260 vigias autônomos.

A proposta cumpre as determinações do Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado – com o acompanhamento do titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); o comandante da GMJ, o inspetor Benedito Marcos Moreno, e o subcomandante Sandro Donizeti Vilas Boas – no intuito de efetivar a parceria entre a Corporação e a Associação que diariamente atuam nas ruas de maneira integrada e comprometida com as necessidades da população e visando garantir o seu bem-estar.

“A cooperação técnica entre as instituições é um compromisso efetivo da atual Administração municipal para investir na segurança urbana. A capacitação profissional busca intensificar as ações integradas, com a prevenção primária, uma vez que os vigias autônomos são parceiros das forças de segurança na promoção de ações comunitárias de segurança. Profissionais qualificados permanentemente sempre terão melhores condições de atuação nas ruas, o que representa um grande avanço para garantir a segurança da população”, ressaltou o gestor.

Resguardar a vida das pessoas, acompanhando a rotina diária em cada bairro e contribuindo dessa forma com parcela significativa do seu trabalho para a melhoria da segurança pública, inclusive direcionando informações importantes para o trabalho dos órgãos competentes – como a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – no intuito de combater a violência e a criminalidade. Esse é o trabalho realizado pelos vigias que fazem parte da Avajur, com a coordenação do presidente Olívio Lopes de Souza, e que passam por capacitação profissional na Base da instituição, com aulas realizadas na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha).

“O Estágio de Qualificação de Vigias de Jundiaí tem carga horária de 20 horas, distribuída em 4 horas/aula diárias durante toda esta semana. Dentro do conteúdo programático abordamos noções básicas e gerais de Manejo de Armamento; Radiocomunicação; Arma Não Letal; Procedimentos Operacionais; Apresentação de Ocorrências; o funcionamento do Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal de Jundiaí (CCO), com a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo, e o Centro de Operações Táticas (COT). Com esta capacitação os vigias participam de uma programação de aulas para que a atuação esteja de acordo com os limites da lei”, informou o GM Jaci Cardoso Alves, coordenador do Centro de Formação, instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal e 1º tenente da Reserva do Exército Brasileiro.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.