Sexta-Feira, 19 de Julho de 2019

17/2/2011 - Jundiaí - SP

Governo eletrônico amplia transparência da gestão municipal




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Prestadora de serviços, a Prefeitura de Jundiaí está sempre trabalhando para melhorar a qualidade dos serviços prestados, seja com a capacitação dos servidores, seja com o uso de novas tecnologias.

Além de capacitar os profissionais que atuam no serviço público municipal, a Prefeitura de Jundiaí vêm implantando uma série de ferramentas que estão melhorando a atuação dos servidores, bem como facilitando a vida dos contribuintes. “A capacitação provoca mudança de comportamento nas pessoas: melhora os serviços prestados, agiliza o tempo de atendimento. O foco tem que ser no contribuinte, no cidadão jundiaiense”, explica o secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, cuja secretaria promoveu diversas capacitações ao longo de 2010.

As ferramentas implantadas pela secretaria aumentaram, inclusive, a participação do cidadão jundiaiense na tomada de decisão do poder público. A Consulta Pública, por exemplo, disponibilizada todos os anos no Portal da Prefeitura, reúne as opiniões e os anseios da população em torno das prioridades governamentais durante a elaboração do orçamento municipal. “Em paralelo, realizamos uma pesquisa de campo, com dois mil entrevistados, moradores de todos os bairros da cidade”, completa Parimoschi.

A prestação de contas também está entre as novidades tecnológicas. O Portal da Transparência, implantado em maio de 2010, já registrou quase 10 mil acessos nesses sete meses. O portal foi instituído com a finalidade de prestar contas para o contribuinte que paga seus impostos, demonstrando-lhe de maneira simplificada e transparente a aplicação do dinheiro público. “Ao acessar o portal, o cidadão encontra um conjunto integrado de informações, muitas delas, em tempo real, que permite acompanhar o desempenho financeiro da cidade e como os recursos se transformam em serviços, obras e investimentos essenciais para a população e o seu desenvolvimento”, explica o secretário.

 

 

R elação saudável com o contribuinte

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE- Jundiaí), Ricardo Diniz, é uma das pessoas que acompanha o Portal da Transparência periodicamente. Ele acredita que a partir do portal foi estabelecida uma relação saudável entre poder público e o cidadão. “Esta ferramenta é muito importante para que o cidadão possa acompanhar de que forma a Prefeitura emprega o dinheiro que é público. Como prestadora de serviços, a Prefeitura consegue demonstrar de que forma está trabalhando em prol das pessoas. Esta atitude mostra a integridade do órgão público e a confiança que podemos ter em seu trabalho”, avalia Diniz. “Poder olhar o dinheiro da cidade, de maneira tão organizada e clara, em um portal da internet, deve servir de exemplo para todo o país. Todos podem ter acesso aos contratos e licitações, o que dá ao cidadão a possibilidade de acompanhar o destino dado a nossos impostos com muita facilidade”, completa.

Parimoschi destaca também outra ferramenta que cumpre o trabalho de prestação de contas: o Programa de Educação Fiscal (PEF). A secretaria de Finanças publica todos os anos, desde 2006, a Cartilha Orçamento Fácil, um material que propõe divulgar, em linguagem clara e acessível, a execução financeira do orçamento municipal. A cartilha também está disponível na versão eletrônica para os internautas, no Portal da Transparência. “Para divulgar o PEF, promovemos palestras em escolas do nível médio e nas universidades e faculdades da cidade”, complementa.


Diniz também acompanha as cartilhas do Orçamento Fácil. “Gosto da cartilha, pois nos possibilita acompanhar o crescimento da cidade ano a ano. E o melhor, não é preciso ser nenhum especialista em finanças para entender os dados. A linguagem é simples e direta. Esta é mais uma atitude que aproxima a população da prefeitura, que pode, com esse conhecimento, cobrar, fiscalizar e se orgulhar da cidade”.


Além do portal e da cartilha, a secretaria de Finanças também está presente nas redes sociais, no Twitter acesse (
http://twitter.com/financasjundiai). Lá estão disponíveis informações de interesse do contribuinte. A ideia é dar mais amplitude à comunicação com os diversos segmentos da sociedade. “Nesta rede, além das informações sobre o orçamento da cidade, são divulgadas as datas de audiências públicas para que as pessoas possam se agendar e participar”, avalia Parimoschi.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.