Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

16/9/2020 - Jundiaí - SP

Hospital de Campanha de Jundiaí zera ocupação de leitos COVID-19




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Como resultado da desaceleração da pandemia em Jundiaí, o Hospital de Campanha, instalado no 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy, zerou a taxa de ocupação dos seus 25 leitos de enfermaria, nesta semana. Instalado como retaguarda ao Hospital São Vicente, a estrutura será mantida como reserva técnica para atender à população do município e da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), em caso de intercorrência na inflexão da curva epidemiológica.

O investimento no espaço foi de R$ 60 mil e com aproveitamento de toda a alvenaria estrutural – diferente da maioria das estruturas montadas em outros municípios brasileiros que tiveram valor elevado. Cada leito ocupado tem custo de R$ 700/dia, contando profissionais, serviços de plantões, matérias, medicamentos, locações de equipamentos e insumos. Com a desocupação dos leitos, a equipe hospitalar foi realocada para o atendimento no HSV, mesmo espaço onde foram capacitados para atuação.

De acordo com levantamento do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), a pandemia tem registrado desaceleração em Jundiaí, com menor contaminação, menor demanda por leitos de internação para COVID-19 e, consequentemente, menos mortes. A semana entre os dias 7 a 13 de setembro registrou 37 novas internações por covid-19, a menor marca desde a quinta semana da pandemia (20/04 a 26/04), quando 30 pessoas foram internadas pela doença.

“Atualmente o atendimento do HSV está divido em: 70% para demais doenças e 30% para COVID-19. “A manutenção do Hospital de Campanha é estratégica para garantir o cuidado à população que precisar de um leito pela infecção do Novo Coronavírus. Com o aumento da entrada de demandas originadas no Pronto-Socorro do HSV, os leitos de enfermaria do hospital estão, cada vez mais, sendo utilizados para o atendimento das ocorrências diversas. O HC do 12º GAC garante o leito específico para o tratamento em enfermaria, caso aconteça alguma alguma intercorrência na pandemia e tenhamos número maior de casos positivos necessitando de internação”, explica o coordenador do CEC e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Inaugurado em 10 de junho, o Hospital de Campanha foi montado em estrutura de alvenaria já existente – representando maior conforto, qualidade e economia de recursos financeiros à administração – com a gestão feita pelo HSV. Até segunda-feira (14), o equipamento atendeu 222 pacientes em estágio final de recuperação da covid-19.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.