18/3/2011 - Jundiaí - SP

A importância do brincar é tema de formação para os professores

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

As iniciativas da rede municipal de ensino com a valorização das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos garantiram a continuidade da parceria entre a Secretaria de Educação, Fundação Volkswagem e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Hoje, parte dos gestores e professores de escolas do segmento de Educação Infantil participou do primeiro encontro de formação e aprimoramento das práticas por meio do Projeto Brincar: "O Brinquedo e a Brincadeira na Infância".

A formação ocorreu na Sala Multimeios, onde serão realizados mais sete encontros ao longo do ano. “As atividades lúdicas permeiam a rotina das escolas. Essa formação trará ainda mais informações para os professores, que poderão se envolver ainda mais com a proposta”, enfatizou a diretora de Educação Infantil, Janete Marini. 



Evidenciando o reconhecimento do lúdico como eminentemente educativo, em 2010, a Secretaria de Educação realizou o 2º Congresso Internacional de Educação de Jundiaí com o tema “(Re) Descoberta do Brincar: Vivências, vínculos e valores para a vida toda”.


O projeto Brincar foi lançado em 2005, como parte integrante do programa “Território Escola”, da Fundação Volkswagem. Entre os conteúdos a serem tratados no decorrer da formação, estão o desenvolvimento infantil, a cultura da infância, a ampliação do repertoria de brincadeiras – brincadeiras de roda, corda, bola, a construção de brinquedos e outras -, a interação adulto-criança e criança-criança.


Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 50 escolas de Educação Infantil.