16/6/2011 - Jundiaí - SP

Abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde será nesta sexta-feira (17)

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde acontece nesta sexta-feira, dia 17, na Sala Glória Rocha. A secretária municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Tânia Pupo, estará conduzindo os trabalhos que terão como foco a elaboração de um documento com definições das diretrizes e prioridades para as políticas públicas de saúde.

A abertura do evento contará com palestra da coordenadora de Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintério, que abordará o tema central da conferência "Todos usam o SUS!. SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro". 



A votação das propostas e elaboração do relatório final estão marcadas para o dia 2 de julho. Neste dia, 142 delegados, eleitos durante as pré-conferências, participarão da conferência e poderão votar as propostas que serão apresentadas pelos participantes. De acordo com Tânia Pupo, a conferência é uma maneira democrática de definir os rumos da saúde na cidade. "A conferência é uma oportunidade dos participantes contribuirem na definição das prioridades para as políticas de saúde, fortalecendo o controle social no SUS", ressaltou.


O documento preparado em Jundiaí será apresentado nas etapas regional, estadual e nacional. Toda trabalho terá como base o tema central definido para este ano, que tem ainda o subtema: "Acesso e acolhimento com qualidade - um desafio para o SUS".