16/1/2019 - Jundiaí - SP

Ação conjunta fiscaliza acesso a cachoeiras da Serra do Japi

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

No último fim de semana, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com a Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), realizou uma ação de fiscalização no acesso ao Território de Gestão da Serra do Japi. Cerca de 20 veículos, entre carros e motos, foram notificados e orientados a não ultrapassarem o limite da área de visitação.

De acordo com o inspetor Paulo Vicente Soares, responsável pela Divisão Florestal da GMJ,  centenas de pessoas tentam entrar na Reserva Biológica, todos os finais de semana, com a intenção de frequentar a cachoeira de Morungaba. “O Decreto 18.179/2001 proíbe a entrada em áreas das cachoeiras da Serra. Existe, ainda, uma determinação judicial impedindo o acesso sem o acompanhamento de monitores. A Prefeitura desapropriou toda a área, portanto, trata-se de um patrimônio da cidade”, explica Soares.

Além da orientação, outras dezenas de pessoas tiveram que voltar com seus veículos e percorrer outras áreas permitidas da Serra. Ainda segundo Soares, a ideia é realizar outras ações neste sentido nos finais de semana.