10/10/2011 - Jundiaí - SP

Ações encerram Semana da Guarda Responsável

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Uma grande ação foi programada para este sábado (8) para marcar a 9ª Semana da Conscientização sobre a Guarda Responsável dos Animais Domésticos de Estimação. As atividades preparadas pela Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal (Cobema) vão de benção aos animais a sorteio de brindes e show de agility.

De acordo com o veterinário da Cobema, Jonathann França Ribeiro, a ação encerra a programação que começou no dia 2 de outubro. Segundo ele, a proposta foi de sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com os animais, enfatizando que o abando e os maus tratos são crimes. “Procuramos reforçar as ações educativas, focando as responsabilidades e cuidados com os animais”, disse ele.

Esta semana faz parte do calendário comemorativo do Município, cuja data estabelecida – primeira semana de outubro – coincide com o Dia Mundial dos Animais, em 4 de outubro. Ribeiro explicou que, as atividades deste ano tiveram como foco o bem-estar dos animais de pequeno porte e a guarda responsável dos animais domésticos. “A ideia é envolver a população e passar noções de guarda responsável, afinal ter animal de estimação envolve responsabilidades”, enfatizou.

Programação

A ação deste sábado (8) vai ocorrer no Hipermercado Carrefour, das 9 às 13 horas. Haverá bênção para os animais, shows de agility e de mágica, apresentação do Canil da Guarda Municipal, sorteio de brindes, doação de animais e venda de artigos pelas entidades de proteção que integram o projeto “Faça um Focinho Feliz – Adoção com Responsabilidade”.

Os participantes vão contar, ainda, com diversas brincadeiras e exposição de material educativo sobre o tema, como o vídeo “Animais de Estimação – Você é Responsável”. A Associação Mata Ciliar, Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região, CCR Autoban também participarão do evento. Os organizadores solicitam a doação de ração, acessórios (bebedouros, coleiras, guias), medicamentos e jornais. Os materiais serão destinados às entidades de proteção animal.