24/10/2011 - Jundiaí - SP

Alimentação saudável entra na pauta do Consean

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A primeira reunião da nova diretoria do Consean (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), realizada no dia 18 de outubro, ocorreu dois dias após a comemoração do Dia Mundial da Alimentação. Assim, as discussões, na sala de reuniões do oitavo andar do Paço Municipal, focaram o tema deste ano, que é “Preço dos alimentos – Da crise à estabilidade”.

De acordo com o presidente recém-empossado, Sérgio Mesquita Pompermaier, a elevação dos preços dos alimentos tem dificultado o acesso da população a uma alimentação saudável e o conselho não só ressaltou a importância manter a discussão desse assunto em pauta, como também continuar desenvolvendo ações que contribuam para modificar essa situação. “É esse o papel do conselho, fomentar as discussões e propor alternativas para as mudanças necessárias”, explicou Sérgio.

Outro tema muito importante para o município que foi discutido durante a reunião foi a Lei Municipal No 7.643, de 1º de março de 2011, de autoria do vereador Leandro Palmarini (PV), que proíbe a comercialização, nas cantinas das escolas, de alimentos não-saudáveis, como balas, pirulitos, biscoitos recheados, refrigerante e frituras, dentre outros. A graduanda do curso de Nutrição da Unianchieta Karen Regina G. da Silva apresentou seu trabalho desenvolvido sob a orientação da professora África Isabel dela Cruz P. Neumann. O trabalho reúne dados e fatos que justificam a oferta de alimentos saudáveis nas cantinas escolares.

A estudante também apresentou alternativas para que os donos de cantinas consigam substituir os alimentos não-saudáveis (e agora proibidos) por outros, saudáveis. Segundo o presidente do Consean, esse será um trabalho de educação e conscientização de alunos, pais, professores, diretores e cantineiros. “Um grupo está se dedicando a esse trabalho, composto pelo Consean, pela própria Faculdade e com o importante apoio da Vigilância Sanitária”, explicou Sérgio. O objetivo é desenvolver atividades junto aos alunos, professores, pais, diretores e cantineiros, de forma a conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável e treinando os cantineiros para a preparação desses alimentos.

Estiveram presentes os conselheiros representantes do poder público e da sociedade civil. Foram eles: Sônia Maria Ferraz (Semads), Rita de Cássia S. de Francesco (Secretaria Municipal de saúde), Sérgio Mesquita Pompermaier (Secretaria Municipal de agricultura e Abastecimento), Clayde Almeida (Fumas), Maria Rosângela Moretti (Cáritas Diocesana), Rosana Maria P. Fachini de Vitiis (IBFAN Brasil), Marcela Aparecida Bionti (Banco de Leite Humano), e Suzamara Vieira (SALUS/CREN). Também marcaram presença os convidados Isabel Cristina Soares (DACC/SMCC), Rafael Augusto Rodrigues (DACC/SMCC), Tânia Cristina Pires Bueno (Vigilância Sanitária), Camila A. Dias (CREN), Tamires Regina P. da Sila (CREN) e Karen Regina G. da Silva (Unianchieta).