17/5/2011 - Jundiaí - SP

Alunas do Curso de Camareira têm prova prática em hotel da Cidade

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Paola Gomes, 18 anos, mora em Itatiba e enfrenta 20 minutos de viagem de ônibus todas as quartas e sextas- feiras para participar do curso de Camareira, da Casa da Solidariedade de Jundiaí. “Faço esse esforço porque na minha cidade não tenho esse tipo de qualificação gratuita”, conta a aluna. Para ela, e as outras seis alunas do curso, a tarde desta segunda – feira (16) foi diferente por conta da prova final a qual foram submetidas no Hotel Intercity de Jundiaí.

Supervisionadas pelas professoras Denise Candiani e Ana Lívia Reis, também governanta do hotel, as alunas responderam questões teóricas sobre os temas trabalhados em sala de aula, e fizeram uma prova prática, ao montar a cama de hotel. “Estou ansiosa com o teste, apesar de termos treinado sempre fico nervosa, porque estar em um hotel é mesmo diferente. Espero ser aprovada e conseguir emprego nesta área que cresce a cada dia”, conta Paola.



Em sua 2° turma, o curso que é ministrado há dois anos, tem o objetivo de capacitar seus alunos para atuarem de forma qualificada em estabelecimentos de hospedagem como camareira e arrumadeira. Dentro da programação estão previstas aulas de Postura Profissional, Comunicação Adequada, Vestuário, Abastecimento de Quartos, Dicas de Lavanderia, Arrumação de Banheiros, Métodos de Organização entre outras.

Durante a semana, a rede hoteleira de Jundiaí recebe empresários que estão na cidade por conta do turismo de negócios, já aos finais de semana, os hotéis acomodam as famílias que participam do turismo rural, e/ou visitam os parques temáticos da região. Segundo a governanta Ana Lívia Reis, o serviço de camareira e arrumadeira é responsável pelo “cartão de visita” de um hotel, que é a unidade habitacional. “Atualmente, o serviço de camareira e arrumadeira de qualidade é imprescindível para os estabelecimentos, pois a unidade habitacional precisa de manutenção constante”, afirma Ana.