8/5/2019 - Jundiaí - SP

Alunos do Fazenda Grande recebem atividades de programa da Guarda Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professor Nassib Cury, no bairro Fazenda Grande, receberam a visita dos representantes do programa Educação para Não Violência (Educavi) – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad), um trabalho da Guarda Municipal de Jundiaí que já é referência junto a crianças, jovens e adultos na formação de agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos junto aos agentes de segurança pública municipal. A série de encontros foi realizada nos primeiros dias de maio.

Os encontros do programa são compostos por palestras e dinâmicas, realizadas geralmente em escolas, empresas, igrejas e outras instituições, e trata, na presença de guardas municipais e de modo descontraído, assuntos como relacionados ao universo infantil, como bullying, drogas, a importância da preservação ao meio ambiente, o amor aos animais, a solidariedade, a importância da não violência para a convivência pacífica entre os coleguinhas, os vizinhos e a convivência familiar.

Os alunos dos quintos anos dos períodos da manhã e da tarde trataram também de cidadania durante o desenvolvimento do projeto escolar “Eu, Você e Tudo que Existe”, conduzido também durante os quatro encontros com os guardas municipais, com direito à dinâmica do espelho, um dos pontos altos, para reconhecimento das qualidades e importância dos cidadãos.

Para a diretora da Emeb, Débora Ribeiro, os momentos do encontro ficarão gravados na memória. “A presença dos pais foi fundamental para o sucesso da proposta. O projeto é conduzido muito bem pelos guardas municipais e apresentação do Canil, com o cão de trabalho Black, animou demais as crianças e os adultos presentes, principalmente os pais. A participação musical das crianças e todos os envolvidos para o sucesso da proposta são a razão da nossa gratidão. Se quisermos a paz, precisamos dizer não à violência”,

A homenagem dos alunos e professores fez valer a rotina diária intensa dos GMs Amanda e Barros, que reforçaram o compromisso do programa Educavi/Gepad. “Nossas crianças são sementes, precisam crescer. Mas para que isso aconteça de maneira saudável e correta, são necessários limites, respeito a si mesmo e ao próximo. A semente da paz foi plantada e agora está nas mãos dessas crianças.”

Participação e capacitação
A dona de casa Maria Paula Chiquino Alves é mãe da Victória, aluna do 5º B, e considera muito importantes a proposta do trabalho e o vínculo de amizade criado entre as crianças e os guardas municipais. “Eles são maravilhosos, um trabalho que chega na hora certa para fortalecer ainda mais o empenho e a dedicação dos profissionais desta escola. São verdadeiros anjos da guarda.”

As atividades tiveram também a participação dos GMs Dresseneti e Cardoso, de Campo Limpo Paulista, e acompanham o trabalho realizado pela equipe Educavi desde o início do ano letivo. “Temos o objetivo de implantar o programa em nossa cidade para atender as necessidades da população. A nossa Corporação é ainda bem jovem, tem apenas cinco anos de criação. Por isso, buscamos o conhecimento e cooperação técnica com a GM de Jundiaí por se tratar de uma importante referência no Estado”, destacou o GM Cardoso.