18/4/2011 - Jundiaí - SP

Alunos fazem a primeira apresentação do projeto "Música e Educação"

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os alunos da EMEB João Luiz de Campos tiveram uma manhã de sábado (16) diferente, pois apresentaram para os pais e familiares o que aprenderam com o projeto “Música e Educação”, desenvolvido pela Secretaria de Educação nas escolas em tempo integral.

A exibição dos primeiros resultados das aulas foi acompanhada pelo secretário de educação, Francisco José Carbonari, diretora da EEMB, Maria Angela Betin Carola, coordenadora do projeto, Vasti Atique, pais e familiares dos estudantes.

Carbonari explicou que dentro do programa da escola em período integral, a secretaria de educação desenvolve atividades para que as crianças não fiquem focadas somente nas tarefas rotineiras. “Não tem sentido deixarmos os alunos, que ficam na escola em período integral, sentados na carteira, assistindo aula o tempo inteiro. O projeto vem para agregar e fazer com que a escola se torne agradável para os estudantes. Além disso, a arte é muito importante no processo educativo”, afirmou o secretário.



A apresentação das crianças contou com a participação do Coral Infato-Juvenil Canarinhos da Terra – Unicamp/Petrobrás. A coordenadora do programa, Vasti Atique, falou sobre o resultado do projeto. “A ideia inicial era que o Canarinhos fizesse uma apresentação para os presentes, mas como obtivemos resultados excelentes em sala de aula, os alunos da EMEB também vão participar das músicas”.


Acompanhadas do coral campineiro, as crianças cantaram músicas como “De manhã já vem o sol” e “Sim, sim, Cantar”.


Com sorriso no rosto, Claudeli dos Santos Fontura, acompanhava atenciosamente a apresentação da filha Ana Carolina, de 10 anos. “A escola em período integral foi uma iniciativa muito boa, pois promove melhorias no processo educativo das crianças. O projeto de colocar música e arte durante as aulas é ainda melhor. Posso afirmar que minha filha já apresenta diferenças no comportamento, pois antes ela era muito agitada e não conversava muito, hoje ela tem prazer em contar sobre o que desenvolve na escola”, afirmou a mãe orgulhosa.


O projeto “Música e Educação” abrange aproximadamente 1.800 alunos e é desenvolvido nas quatro escolas em tempo integral da rede municipal de ensino: EMEB Rotary Club, EMEB João Luiz de Campos, EMEB Deolinda Copelli e EMEB Antônio Adelino Brandão.