22/3/2011 - Jundiaí - SP

Aulas de desenho artístico promovem melhorias no comportamento dos alunos

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A arte faz parte do trabalho educativo, pois procura, por meio das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, além de estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante a formação de artistas.
E essa arte promove o aprendizado, o conhecimento e, até mesmo, a mudança no comportamento das pessoas. Exemplo é o aluno Gustavo Henrique Joaquim, de 10 anos, que participa do curso de desenho artístico, promovido pela secretaria de Cultura, no bairro Fazenda Grande.

A melhoria na organização e disciplina do jovem foi percebida e comentada pela mãe, Elisângela de Oliveira Herculano Joaquim. “Meu filho participou de poucas aulas, mas desde que ele iniciou o curso de desenho percebi que está mais organizado, disciplinado e, até mesmo, mais atento”, comentou.



A monitora do curso, Bia Bianchini, confirmou a mudança. “O Gustavo é um garoto tímido, mas com muita vontade de aprender e já mostrou melhorias no comportamento e não é o único caso. No Eloy Chaves, onde a secretaria de Cultura também promove o curso de desenho artístico, os alunos também apresentaram melhorias, percebidas inclusive pelos professores do ensino regular, que me enviaram bilhetes agradecendo pela mudança na disciplina e atenção dos estudantes em sala de aula, após o ingresso dos mesmos nas aulas de artes”, disse.


O trabalho criativo estimula a pessoa a utilizar e aperfeiçoar os processos de percepção, observação, raciocínio e imaginação, o que ajuda na melhoria do comportamento. A Terapeuta Ocupacional, Elaine Maria de Souza, explica que a arte é utilizada em tratamentos terapêuticos, pois ajuda na organização do pensamento do indivíduo. “Enquanto a pessoa desenvolve um trabalho com desenho, tapeçaria, por exemplo, precisa organizar o que está fazendo no papel, no tapete e, ao mesmo tempo, acaba por organizar os pensamentos e isso reflete no cotidiano. Além disso, a arte também colabora na concentração, pois durante o trabalho desenvolvido, o indivíduo precisa manter-se focado no que está fazendo, sendo um treino para a concentração”, explicou a terapeuta.


O curso de desenho artístico faz parte do programa de descentralização da secretaria de Cultura. Com duração de dois meses, é realizado nos bairros da cidade. Atualmente as aulas são ministradas nos bairros Fazenda Grande e Eloy Chaves.