5/1/2012= - Jundiaí - SP

Banco de Leite precisa de doadoras

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Banco de Leite Humano de Jundiaí precisa de doadoras para garantir o estoque e atender a demanda. A quantidade de leite disponível hoje está muito abaixo do ideal, permitindo o atendimento apenas dos casos mais graves, como crianças com baixo peso e prematuridade grave.

De acordo com a enfermeira Adriana de Cássia Felício, o Banco de Leite é responsável pelo abastecimento de todos os hospitais da cidade, porém com o estoque no limite é preciso estabelecer prioridades. “Normalmente, as quedas no estoque são registradas no período de férias e no inverno, porém agora têm se mantido”, disse a enfermeira.

Além de beneficiar os recém-nascidos, as mulheres que amamentam e doam o leite evitam o empedramento das mamas e rachaduras dos bicos dos seios e têm recuperação da forma física mais rápida. Segundo Adriana, as mães precisam se conscientizar sobre a importância da doação, lembrando que os primeiros meses pós-parto toda mulher produz quantidade de leite acima das necessidades do seu filho. É importante que a mãe retire o leite em excesso após a mamada, o que possibilita manter a produção adequada e evita as complicações.

Todo processo e os procedimentos para a ordenha manual e o armazenamento do leite é explicado às doadoras. A doação é simples e uma equipe do Banco de Leite vai à residência da doadora para retirar os frascos com o leite, que devem estar identificados com data e hora da coleta. O leite em excesso doado é pasteurizado e oferecido a bebês prematuros e doentes internados.

O Banco de Leite Humano de Jundiaí é um centro especializado responsável pela promoção e orientação da amamentação. A principal finalidade desse trabalho é a contribuição para a redução da mortalidade infantil e melhora da qualidade de vida das crianças. As mães que tiverem interesse em doar o leite excedente, quiserem orientações sobre amamentação ou estiverem com problemas nas mamas no período da amamentação podem entrar em contato com o Banco de Leite, que passou a atender em novo horário.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. No sábado, o funcionamento é das 7 às 13 horas. O telefone é o 0800 17 8155.