21/3/2011 - Jundiaí - SP

Bicicletas invadem as ruas do Medeiros

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A rotina da Emeb "Aparecido Merino Elias", localizada na rua José Gothard, no bairro Medeiros, foi quebrada na manhã deste sábado (19) com a realização do 1º Passeio Ciclístico Eco-Bike, uma iniciativa da escola com foco na preservação do meio ambiente. Dezenas de crianças e muitos pais levaram suas "bikes" para o evento e a animação foi geral. Durante o passeio foram sorteados vários brindes, inclusive uma bicicleta novinha.

A diretora da Emeb, Elizabeth Galastri, disse que este ano o projeto pedagógico da escola é o meio ambiente e, dentro deste tema, são abordados aspectos relacionados à preservação, o que inclui a utilização de bicicletas como transporte, pois são totalmente ecológicas (não poluem) e melhoram o condicionamento físico, o que garante mais saúde. "Nós convidamos todos os nossos alunos, os pais e também os alunos da outra escola do bairro, a Rafael de Oliveira", disse a diretora. A Emeb "Aparecido Merino Elias" atende 370 alunos na faixa etária de quatro a 10 anos.



Pais e filhos


Valdecir Antonio Mora, morador do Medeiros, levou o filho Álvaro para o passeio e contou que iria acompanhá-lo no percurso. "Acho importante essas atividades, pois é um esporte para a molecada. E aqui na escola isso fica mais seguro. Eu tenho bicicleta, mas não ando muito. Seria bem melhor poder trocar o carro pela bicicleta, mas acho um pouco difícil".

Carlos Bispo Cândido resolveu entrar no clima e foi ao passeio com a filha Natacha, ambos com suas respectivas "bikes". "Resolvi vir pois é uma maneira de estreitar os laços com as crianças e também ajuda muito na qualidade de vida. Sempre vou passear com a Natacha no Parque da Cidade", garantiu.

O passeio contou com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Transportes (Setor de Fiscalização de Trânsito). O trajeto envolveu as ruas José Gothard, Paulo Molena, avenida João Gonçalves Alves dos Reis, avenida Alcides Ortiz, rua Antonio Rodrigues e retorno pela José Gothard