27/2/2019 - Jundiaí - SP

Boletim Defesa Civil – Informações sobre Chuvas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Na segunda (25) e terça (26) uma chuva generalizada e persistente atingiu o município, resultando em um volume de 83 mm. Este volume de chuva supera em 50% a média histórica dos últimos sete anos. No mês de fevereiro/2019, até o início da tarde de terça (26), choveu o volume de 373 mm. O município está em estado de Atenção.

Até a manhã de quarta-feira (27) foram atendidas 56 ocorrências em decorrência das chuvas de segunda e terça. Os trabalhos dos órgãos continuam com o atendimento de vistorias. Foram registradas, no período, a queda de 35 árvores e uma ocorrência de colisão de um caminhão na parte frontal uma residência, um muro sobre a rua, na Vila Rui Barbosa, derrubando um poste.

Equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil realizaram as remoções e vistorias, com o apoio de Agentes de Trânsito para sinalização.

Na quarta-feira (27), o corredor de umidade vindo da Amazônia atua durante a semana e deixa o tempo instável e as temperaturas amenas, causando chuvas a qualquer hora do dia, que aumentam de intensidade durante à tarde. A continuidade das chuvas mantém elevado o potencial para transtornos.

Na quinta (28) e sexta-feira (01), as condições do tempo não mudam muito. O dia continua nublado, ameno e com chuvas ao longo do dia. As chuvas possuem longa duração e podem ser mais intensas em alguns momentos, alternando com alguns períodos de melhoria. No sábado (02), as instabilidades perdem força de manhã, retornando de tarde, na forma de pancadas localizadas.