1/11/2011 - Jundiaí - SP

Botânico Eloy Chaves é atração para toda a cidade

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A frase ‘Só mais um pouquinho’ não escapa do repertório de João, 4 anos, quando o assunto é convencer a mãe, Karen Cansian, a permitir mais alguns instantes de diversão no Parque Botânico Eloy Chaves. “Ele sempre quer ficar mais por aqui e, com esse jeitinho, fica difícil dizer não”, diz. Moradora no Jardim Ermida há 15 anos, Karen faz de tudo para conciliar a profissão de protética com o tempo de recreação do filho, que frequenta a escola no período da tarde. Para ela, que conta com o dia repleto de tarefas, a área de lazer criada no bairro Eloy Chaves foi uma ótima alternativa de entretenimento e contato com a natureza.

“Venho com o João frequentemente porque ele adora o espaço, que também é próximo de nossa casa. Além disso, aqui ele faz novas amizades, percebe a importância de cuidar do meio ambiente e vivencia hábitos simples, como andar descalço na areia sem o receio de se sujar.”

O Parque Botânico Eloy Chaves, inaugurado no ano passado, foi construído no entorno de um grande lago no bairro de mesmo nome. Remanescente da Mata Atlântica, o local possui 41 metros mil metros quadrados de área verde preservada, praia artificial com areia do litoral, dois mil metros de pista de caminhada, quadra de areia para vôlei, playground e quatro pontes feitas em madeira que auxiliam na integração entre os vários ambientes do parque.

Já Ivani Maria de Souza encontrou na sombra de uma árvore o local ideal para reequilibrar as energias e ler um bom livro. Enquanto as filhas aproveitavam o dia de sol para brincar, a auxiliar de produção aproveitou o seu dia de folga para relaxar. “Se estivesse em casa, certamente, estaria arrumando ou limpando alguma coisa. Já as meninas precisariam brincar em espaço limitado. Nada melhor que curtir de verdade os momentos livres”, explica.

O Botânico do Eloy Chaves abriga também a primeira academia ao livre da cidade. Além de gratuita, a academia reúne 21 equipamentos de ginástica, (dois destinados a portadores de mobilidade reduzida), com 43 possibilidades de exercícios. Cerca de 100 pessoas se exercitam diariamente no local. Aos sábados e domingos, a procura aumenta e cerca de dois mil visitantes passam pelo espaço destinado à prática esportiva. Os frequentadores podem, ainda, contemplar a presença de animais, como famílias de patos, garças e diferentes pássaros.

De acordo com Antonio Carlos Inácio de Souza, diretor de Divisão de Parques (DPAR) da secretaria de Serviços Públicos, a área verde recebe, diariamente, cerca de 300 pessoas e, aos finais de semana, este número chega a cinco mil visitantes, entre eles turistas de Sorocaba, Itupeva, Louveira e outras cidades da região.