26/8/2011 - Jundiaí - SP

Cães e gatos do Tamoio serão castrados neste fim de semana

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nos dias 27 e 28 de agosto, o 4º Mutirão de Castração e Identificação Animal. Nesta edição serão atendidos cães e gatos do Jardim Tamoio. A ação ocorre na EMEB Judith Almeida Curado Arruda, na rua José Seckler Machado, 500, no bairro Cidade Nova I.

O mutirão será apenas para fêmeas, com idade entre 6 meses e 10 anos, com atendimento previamente agendado. Mutirões semelhantes foram realizados este ano no Jardim Novo Horizonte, que recebeu duas edições, e no Jardim Santa Gertrudes, com um total de 620 castrações nas três edições.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é de promover mutirões em bairros que apresentam grande população animal e número elevado de abandono. Com a castração e a identificação, a expectativa é de coibir o abandono. Durante o procedimento, os animais passam pela cirurgia de castração e, em seguida, recebem a identificação, cujo cadastro vai conter dados e fotos do animal.

O mutirão é mais uma ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde para introduzir o conceito de posse e guarda responssável dos animais. Nesta linha foi lançada, na última semana, a Cartilha Bem-Estar Animal, que será trabalhada junto aos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental das escolas municipais.