28/4/2011 - Jundiaí - SP

Carlos Sardenberg e Carlos Wizard no fórum empresarial Regional em Jundiaí

da assessoria

O apresentador de TV e empresário Rodrigo Barros com grande excelência promoveu na tarde da última quarta-feira mais um Fórum Empresarial Regional, que em novo formato, trouxe lições de empreendedorismo e conteúdo à cidade de Jundiaí. “Levamos o evento a esses pólos, pois acreditamos que o desenvolvimento do nosso país  está no crescimento do interior dos  estados. O Fórum em Jundiaí foi um sucesso. Contamos com a expressiva participação de quase 200 participantes”, conclui Rodrigo.

Dois palestrantes de peso marcaram presença no evento. Carlos Wizard Martins, presidente do Grupo Multi, que discursou sobre: “Empreendedorismo, Educação e Sucesso”, e Carlos Alberto Sardenberg, comentarista de economia da TV Globo e âncora da Rádio CBN, que debateu: “Brasil, desafios e oportunidades. O que falta para ficar rico?”. No decorrer do Fórum, entre palestras, coquetéis, coffee breaks e pocket show do cantor Cláudio Zolli, os dirigentes das empresas construíram parcerias, trocaram cartões e fomentaram novos negócios.

Carlos Wizard Martins, com simpatia, explanou sobre os segredos do sucesso através de sua trajetória de vida. O executivo explorou o ambiente corporativo, incentivando e estimulando os empresários da plateia e sugeriu um eficiente método para avaliação de equipes, baseado em resultados e potencial. O palestrante também indicou a metodologia utilizada em seu Grupo, que hoje é líder mundial.

O empresário discorreu sobre a importância do inglês no mundo globalizado. “Empresarialmente falando, se quisermos realizar acordos com empresas de outros países, a língua comum é a inglesa. Com a proximidade da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, que trarão milhões de turistas estrangeiros ao país, as empresas que estiverem preparadas para recebê-los, obterá excelente retorno. Ou lideramos, ou seremos liderados”, concluiu.

Carlos Alberto Sardenberg apresentou momentos que abateram o mundo nos últimos anos, como a crise financeira em 2008/2009, anormalidade dos débitos públicos na Europa, a erupção nos países do petróleo e terremotos, tsunamis e ameaça nuclear no Japão. O comentarista elucidou que esses pontos remetem a negativismos, mas que dependo da ótica pode-se dar outro tipo de leitura.

Sardenberg falou que é de caráter positivo os governos estarem reagindo a todo esse problema: a Europa administra a crise e o Japão o caos, os Estados Unidos retornaram ao crescimento. O enigma se instala no mundo árabe, já que a Arábia Saudita possui a maior reserva petrolífera do planeta. O comentarista utilizou como exemplo o Japão, que ocupa o 3o lugar no ranking da economia mundial, é responsável por 6% do PIB, além de ser grande importador de petróleo e alimentos. “Uma crise no Japão significa uma crise no mundo”, revela.

José Antônio Parimoschi, secretário de finanças de Jundiaí; Ari Castro Nunes, secretário do desenvolvimento econômico de Jundiaí; Ricardo Diniz, presidente da Associação Comercial Empresarial de Jundiaí; William Oliveira, CEO da TOTVS; Kawel Rodrigo Lotti, gerente de divisão da VIVO, e Vandermir Francesconi Junior, diretor titular do CIESP Jundiaí, foram os debatedores do evento.

Sobre o Fórum Empresarial

Promovido em dez cidades do Estado de São Paulo, o Fórum Empresarial Regional tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões, além de fomentar novos negócios entre os executivos participantes. Para fortalecer o evento, a Momentum – agência de promoções da W/McCann, presente em mais de 51 países, com 62 escritórios e 4200 funcionários - se une ao à RBCOM na elaboração do projeto, que chega em novo formato.