10/3/2011 - Jundiaí - SP

CARNAVAL - Grupo de Acesso brilha na Passarela do Samba

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Transformada em Passarela do Samba, a avenida Prefeito Luiz Latorre abriu alas, no último domingo (06), para a Corte da Alegria e ao desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso. A primeira a se apresentar foi a G.R.E.S Mocidade da Agapeama, com a história de superação e luta da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), entidade que atende crianças com dificuldades psicomotoras.

Em seguida, foi a vez da G.R.C.S.E.S Marujos da Zona Sul encantar o público com suas cores e brilhos. Com sede no bairro Jardim Santa Gertrudes, a escola cantou e comemorou os seus dez anos de existência com o enredo ‘Sou branco, sou vinho, sou azul. Sou dez anos de Marujos da Zona Sul’. Entre os destaques da apresentação estavam as conquistas do título de campeã em 2003 e 2007 e dos vice-campeonatos, em 2002 e 2010.



A G.R.C Unidos da Zona Leste foi a terceira escola a se apresentar. Com o samba ‘Rio – Cidade Maravilhosa, seus passado são tuas glórias’, a agremiação mesclou alegria, elegância e malandragem para homenagear a cidade de Rio de Janeiro dos anos 30 e 40. A campeã do Grupo de Acesso, S.C.F.S Leões da Hortolândia,
(veja mais no Portal da Prefeitura de Jundiaí) trouxe para a Passarela do Samba o mundo mágico e sobrenatural, com o tema ‘Das rezas à magia, dos feitiços aos rituais: uma viagem pelo universo místico através dos tempos’. Para finalizar a programação da noite, a Cia Paulista de Artes seguiu com o Bloco da Prevenção, cuja performance educativa abordou a importância da prevenção em DST/Aids.

De acordo com Penha Maria Camunhas Martins, secretária de Cultura, a festa vem se fortalecendo a cada ano, evidenciando que o desfile de rua é o maior evento popular da cidade. “O carnaval está cada vez mais familiar. Tivemos a presença de pessoas de todas as idades e de diferentes locais, o que estimula bastante o nosso trabalho”.


Serviços


Estão envolvidas na organização da festa, além da secretaria de Cultura, as secretarias de Serviços Públicos, Obras, Saúde, Educação e Esportes, Comunicação Social, Finanças, Transportes, Recursos Humanos, TV Educativa de Jundiaí, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), DAE, Guarda Municipal, Juizado de Menores, Polícias Civil e Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Telefônica, Incubadora de Negócios de Jundiaí e Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes).