17/2/2011 - Jundiaí - SP

Centenário do Polytheama - sábado tem apresentação gratuita de André Marques e a Vintena Brasileira

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os espetáculos em comemoração ao centenário do Teatro Polytheama tiveram início em dezembro de 2010, mas a programação continua durante todo este ano. A abertura dos shows de 2011 acontece neste sábado (19), com a apresentação gratutia de André Marques e a Vintena Brasileira, às 20h30. Além do show, maestro e músicos da orquestra também realizam um workshop gratuito para músicos da cidade.
O público poderá conferir de perto a originalidade do trabalho do maestro e da orquestra. A Vintena conta com um variado leque de instrumentistas, entre violinistas, flautistas, violoncelistas, saxofonistas e até instrumentos como gaita, acordeon e um inusitados naipe com quatro guitarras elétricas.

Adeptos da “Música Universal” – terminologia utilizada por Hermeto Pascoal para denominar a sua música, que conta com os mais variados ritmos, linguagens e instrumentos, a Vintena apresentará uma série de composições inéditas de Andrá Marques.


Com entrada gratuita, os ingressos podem ser retirados nas bilheterias do Teatro Polytheama. Serão colocados 600 convites na sexta-feira (18) e mais 600 no sábado (19), dia da apresentação.



O show


O espetáculo que abre as comemorações do centenário em 2011 vai apresentar repertório inédito. A Vintena conta com variado leque de instrumentistas, entre violinistas, flautistas, violoncelistas, saxofonistas e até instrumentos como gaita, acordeon e um inusitado naipe com quatro guitarras elétricas.


Criada em 2003, quando o pianista André Marques teve a ideia de realizar uma oficina de ritmos brasileiros, com músicos formados pelo Conservatório Musical de Tatuí (SP), a orquestra de música instrumental Vintena Brasileira, conta atualmente com 23 integrantes de diferentes cidades do interior e da capital paulista.


Workshop


A ação tem por objetivo mostrar como se desenvolve o trabalho do grupo e é voltado para estudantes e professores de música. O workshop vai contar com a participação da orquestra e abordar os principais ritmos brasileiros, assim como suas linguagens de improvisação e como são trabalhados pela Vintena, que mostra exemplos tocando ao vivo.


Os participantes também conhecerão um pouco do processo de criação dos arranjos e como essa mistura tão grande de elementos em uma só música pode soar naturalmente. Os próprios arranjos do repertório da Vintena são usados como exemplos durante o workshop. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar do evento.


André Marques é pianista desde os 11 anos, toca desde 1994 com Hermeto Pascoal e foi com ele que excursionou por todo o Brasil, Europa, EUA, Japão, África do Sul, México, Caribe , Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai participando de grandes festivais. A sua atuação foi tão notável que chegou a ser comentada em jornais como “The New York Times” e “The Guardian”.


Serviço

Workshop com André Marques e a Vintena Brasileira

Data:
19 de fevereiro de 2011
Horário:
15 horas
Local:
Teatro Polytheama
Inscrições:
gratuitas no dia do evento

Show André Marques e a Vintena Brasileira

Data:
19 de fevereiro de 2011
Horário:
20h30
Local:
Teatro Polytheama
Ingressos:
gratuitos
Distribuição ingressos:
600 na sexta-feira (18) e 600 no sábado (19)