22/6/2011 - Jundiaí - SP

Cidade Limpa - Projeto visa intensificar a conscientização da população

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Jundiaí realiza entre os dias 27 de junho e 8 de julho o Projeto Cidade Limpa. A ação é uma parceria da Prefeitura de Jundiaí e a TV Tem – emissora afiliada da Rede Globo – para conscientizar a população sobre a necessidade de intensificar a limpeza dos quintais e terrenos, procedimento considerado essencial para evitar a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças, a contaminação de mananciais e solo, além do entupimento do sistema de drenagem e acidentes domésticos.

O serviço de coleta de materiais será realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que dividiu a cidade em cinco macro-regiões: Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. Os veículos com as equipes percorrerão as principais vias dos bairros, coletando os resíduos que deverão estar dispostos nas calçadas, mas de modo que não obstruam a passagem de pedestres. Estão previstos 10 dias de ação, sendo dois dias para cada região, sempre de segunda a sexta-feira.

O secretário responsável pela pasta, Walter da Costa e Silva Filho, afirma que a iniciativa vem para contribuir e reforçar as ações já promovidas pela Prefeitura, por meio da coleta seletiva nos bairros. “Deste modo, o munícipe que, por algum motivo, não dispor os seus resíduos no dia programado no projeto ‘Cidade Limpa’ poderá utilizar os serviços normalmente prestados pela prefeitura, conforme a programação já estabelecida para coleta seletiva e cata-treco”.

Materiais coletados

Durante o período de ação do programa, poderão ser disponibilizados materiais inservíveis, como caixas de papelão, plásticos, restos de madeira, pneus, metais e demais provenientes de uso doméstico. A Secretaria de Serviços Públicos ressalta que serão recolhidos apenas resíduos de pequenos geradores, totalizando 1m3.

Não serão coletados materiais com resíduos perigosos, como agrotóxicos e solventes, uma vez que estes artigos exigem destinação diferenciada e não contempla a proposta desse projeto. Os resíduos provenientes de demolições ou construções, nesta oportunidade, também não serão coletados.

Confira a programação do Cidade Limpa:

27 e 28 de junho – 12 bairros

- Caxambu

- Colônia
- Ivoturucaia
- Jardim São Camilo
- Jardim Tamoio
- Mato Dentro
- Vila Nambi
- Nova Odessa
- Jardim Pacaembu
- Ponte São João
- Toca
- Vale Azul

29 e 30 de junho – 11 bairros


- 12º GAC

- Agapeama
- Jardim Bonfiglioli
- Jardim do Lago
- Jardim Santa Gertrudes
- Terra Nova
- Vianelo
- Vila Arens
- Vila Maringá
- Vila Progresso
- Vila Rami

01 e 04 de julho – 14 bairros


- Cecap

- Parque Centenário
- Champirra
- Corrupira
- Distrito Industrial
- Engordadouro
- Jardim Horto Florestal
- Jundiaí-Mirim
- Pinheirinho
- Parque da Represa
-Rio Acima
- Torres de São José
- Traviú
- Vila Rio Branco

05 e 06 de julho – 12 bairros


- Aeroporto

- Alvorada
- Casa Branca
- Ermida
- Fazenda Grande
- Gramadão
- Jardim Samambaia
- Jardim Tulipas
- Medeiros
- Parque Eloy Chaves
- Serra do Japi
- Setor Industrial

07 e 08 de julho – 11 bairros


- Anhangabaú

- Jardim Bonfiglioli
- Centro
- Chácara Urbana
- Vila Hortolândia
- Malota
- Moisés
- Retiro
- Vianelo
- Vila Municipal
- Vila Rio Branco