29/8/2011 - Jundiaí - SP

Cidade Nova I recebe a 4º edição do Mutirão da Castração

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria de Saúde dá sequência, neste fim de semana (dias 27 e 28), ao Mutirão da Castração, que tem como foco a esterilização de fêmeas de cães e gatos no município, previamente cadastrados no programa. Estima-se que nesses dois dias mais de 300 animais sejam cadastrados. A iniciativa, que está em sua quarta edição, é a última do ano. A secretária de Saúde, Tânia Pupo, explicou que estão sendo contempladas as regiões onde a Coordenadoria de Saúde e Bem Estar Animal identificou grandes populações de cães e gatos e elevado índice de abandono destes animais.

Tânia ainda explicou que os animais que estão passando pela castração já foram previamente cadastrados e com a esterilização a meta é conscientizar a população sobre a posse e guarda responsável. A meta da secretaria é chegar a 870 animais esterilizados neste ano. Já foram realizados dois mutirões no Jardim Novo Horizonte e um no Jardim Santa Gertrudes.

 

Antes da cirurgia, os animais também são identificados por meio de tatuagem e cadastrados. Nas sequência, permanecem durante um período em observação, até serem liberados para os seus donos, que também são orientados pelos técnicos. Ana Caroline, que levou sua cachorra Bonie, de apenas um ano, para ser castrada. Ela elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Isso é muito bom, tanto para o dono quanto para o próprio animal. Se não tivesse esse mutirão, não teria como pagar por uma castração”, disse.