23/2/2011 - Jundiaí - SP

COM O ROTARY - 'Não há como construir uma cidade sem o engajamento da sociedade', diz Miguel Haddad

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (22), o projeto “Café da Manhã com o Prefeito” recebeu os rotarianos: 40 pessoas representaram os seis Rotary Clubs que atuam em Jundiaí. O prefeito Miguel Haddad destacou o engajamento dos rotarianos na construção de uma cidade melhor para se viver. “Não há como construir uma cidade sem o engajamento e a participação da sociedade e, neste contexto, estamos em sintonia com o Rotary Club que cumpre bem o seu papel”, comentou.

O prefeito aproveitou para defender que a participação da sociedade no dia a dia da cidade é possível, a partir de uma série de ferramentas que a própria Administração disponibiliza para o cidadão. “Temos o Portal da Transparência, onde as pessoas podem acompanhar diariamente como está sendo executado o orçamento municipal. A Cartilha do Orçamento Fácil, que oferece em linguagem acessível informações sobre a gestão e de que forma a Prefeitura investe seus recursos e o Compra Aberta, um site que permite acompanhar todas as compras realizadas pelo município”, elencou Miguel Haddad. “Num momento em que prefeitos de todo o país se preparavam para protestar, fomos a primeira cidade a defender a Lei de Responsabilidade Fiscal, no final da década de 90. Transparência da gestão é uma obrigação do governante”, apregoou.

Eventos como os cafés da manhã, que são realizados semanalmente com os diversos segmentos da sociedade, possibilitam interagir com a população: ouvir as demandas e expor os projetos, programas e ações que a prefeitura vem desenvolvendo em prol da melhoria de vida das pessoas. Os secretários Walter Costa e Silva (Serviços Públicos), José Antonio Parimoschi (Finanças), Tânia Pupo (Saúde) e Roberto Salvador Scaringella (Transportes) acompanharam o prefeito no encontro desta terça-feira (22).



Os avanços


Jundiaí tem avançado muito nos últimos anos. E o prefeito apresentou as principais conquistas, fruto do trabalho, planejamento e da continuidade administrativa. “Os problemas mudam ao longo do tempo. Investimos muito em saneamento básico e hoje estamos colhendo os frutos: somos a única cidade do país com 98% de esgoto coletado e 100% tratado. Investir em saneamento básico é investir em saúde pública”, destacou o prefeito. “Com relação à água, estamos investindo para os próximos 50 anos: é o planejamento que garante que os projetos sejam implantados e garantam qualidade de vida para a população”, avaliou.


Os investimentos na área social – 60% do orçamento municipal – que permitem, entre outras coisas, trabalhar para acabar com os núcleos de submoradias, por exemplo, e os da educação – R$ 230 milhões este ano – também figuraram entre os assuntos discutidos entre o prefeito, secretários e os rotarianos, durante o encontro desta manhã. “Na área de trânsito e transporte, estamos investindo em estudos para a viabilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vão apontar o melhor trajeto, os melhores equipamentos, bem como o número de passageiros e um valor da passagem compatível com a realidade das pessoas”, adiantou.


Os projetos desenvolvidos para preservação ambiental também foram levantados pelo prefeito. “O projeto das sacolinhas que implantamos em Jundiaí, sem a obrigatoriedade da lei, mas a partir de um trabalho de conscientização dos supermercadistas e da população, será, possivelmente, adotado pelo Brasil todo. A Serra do Japi, por exemplo, está melhor agora que há 15 anos. Desde 2003 que não temos loteamentos clandestinos no município e isto é uma grande vitória”, enumerou.


Ao final do encontro e diante da disponibilidade dos rotarianos em desenvolver parcerias com a Prefeitura, o prefeito Miguel Haddad agendou uma reunião de trabalho para estabelecer as bases dos trabalhos em conjunto.