13/3/2017 - Jundiaí - SP

Combate à dengue tem ações intensificadas nos bairros da cidade

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Promoção da Saúde deu início a mais uma edição da campanha “Xô Dengue”, nesta sexta-feira (10), com o apoio do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). O objetivo do trabalho conjunto é ampliar as ações de prevenção e orientação sobre a importância de eliminar os criadouros.

“Já fizemos uma triagem prévia para identificação dos locais com grande risco de serem criadouros do mosquito, para que a atuação seja mais direta”, afirmou a biomédica da equipe de Vigilância de Zoonoses, Ana Lúcia Castro. “Os soldados foram treinados para, junto com os agentes da saúde, fazerem a vistoria casa a casa”, disse ela.

Ao todo foram visitados 13 bairros: Almerinda Chaves, Novo Horizonte, Jardim do Lago, Jardim Tarumã, Colônia, Vila Aparecida, Vila Progresso/Vila Arens, Jardim Pacaembu, Ponte São João, Jundiaí-Mirim, Vila Rio Branco e Vila Rami.

Como representante do prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Educação, Oswaldo Fernandes, reforçou a importância da conscientização a fim de eliminar os criadouros. “É uma ação que sempre alcança resultados satisfatórios, graças ao engajamento de toda a sociedade”, afirmou.

O comandante do 12º GAC, Silva Martins, disse que é “mais um ano unindo esforços neste trabalho de prevenção”, lembrando que este ano o Exército colocou 50 homens nas ruas.

De acordo com a Zoonoses, em Jundiaí, não foi registrado nenhum caso de dengue. Também não há casos de vírus Zika, Dengue, Chikungunya. Desde o início da campanha, em janeiro, agentes e soldados já visitaram os bairros Centro, Vila Cristo, Agapeama, Jardim do Lago, Jardim Estádio, Bonfiglioli, Jundiainópolis, Vila Rami, Vila Progresso.

A Zoonoses realiza um trabalho contínuo de combate ao mosquito da dengue ao longo do ano.