12/7/2011 - Jundiaí - SP

Começam obras da primeira fase do Parque Guapeva

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

As obras da construção do Parque Guapeva começaram nesta segunda-feira (11). A limpeza do terreno, onde será feita a duplicação da rua José do Patrocínio entre a avenida dr. Cavalcanti e a avenida Odil Campos Saes, foi iniciada na semana passada e as máquinas, ontem, trabalhavam para concluir este serviço e dar início à construção das galerias de águas pluviais. As obras do parque serão desenvolvidas em duas fases. A primeira delas envolve a duplicação da rua José do Patrocínio, a construção de 300 metros da ciclovia, começando na rua Vigário JJ Rodrigues e terminando junto à Ponte Torta, além da construção de uma nova ponte sobre o rio Guapeva.

Esta ponte sai da rua José do Patrocínio e será ligada à via de acesso à rua Barão de Jundiaí. Além disso, no trecho duplicado, estão previstas as construções das galerias, guias, sarjetas, canteiro central e asfaltamento, além da arborização. Concluído este trecho das obras, elas irão se desenvolver no espaço da rua José do Patrocínio, já existente, o que significa mudança de trânsito nesta região.


O cruzamento entre as ruas José do Patrocínio e a rua Vigário será refeito, assim que a duplicação estiver concluída. A previsão é de que, neste sábado, a feira-livre se realize pela última vez às margens do rio Guapeva. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento conversa com os feirantes sobre um novo local a partir da próxima semana.

Esta etapa da obra está orçada em R$ 4.379.961,08 e a empresa responsável é a Saúvas. Os postes que serviam para iluminação da área desapropriada também serão removidos e a Prefeitura vai construir ainda o interceptor de esgoto junto à nova ponte sobre o Guapeva.

A segunda etapa da obra prevê a construção do parque, com a arborização sendo ligada à Esplanada Monte Castelo – Escadão – descendo pela rua Bartolomeu Lourenço e chegando ao Complexo Argos. O projeto desta segunda etapa está em elaboração e não há data definida para a realização da concorrência pública.

O objetivo da obra é melhorar o trânsito nesta região da cidade, principalmente no que diz respeito à ligação da Vila Arens com a Ponte São João, via viaduto Sperandio Pelliciari. Com a conclusão da duplicação, percurso existente hoje, entre a rua José do Patrocínio e a rua Bartolomeu Lourenço, na rua Vigário JJ Rodrigues,