11/7/2011 - Jundiaí - SP

Conselho Municipal de assistência social promove a Vlll Conferência Municipal

da assessoria

O Conselho Municipal de Assistência Social promove nos dias 1 e 4 de agosto a VIII Conferência Municipal de Assistência Social “Consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a valorização de seus trabalhadores”.

As Conferências de Assistência Social são bienais e têm como objetivo maior avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da Política Pública da Assistência Social.

Este ano haverá três eventos preparatórios que têm por objetivo tratar especificamente cada um dos quatro subtemas que nortearão a VIII Conferência, definidos pelo Conselho Nacional da Assistência Social.

Os eventos preparatórios reunirão: usuários da rede socioassistencial, trabalhadores da Política da Assistência Social da rede pública e privada,  Conselheiros  de Políticas Públicas, interessados e convidados.

Na medida em que os diversos segmentos envolvidos com o assunto em questão participam do debate promovido numa Conferência, pode-se estabelecer um pacto para alcançar determinadas metas e prioridades, além de abrir um espaço importante de troca de experiências tendo em vista o fortalecimento da política pública junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A realização de uma Conferência não é algo isolado, mas é parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública.

Jundiaí sempre tem realizado e participado ativamente de todas as Conferências, não somente na instância municipal. Por consequência sempre contribui com propostas oriundas da reflexão sobre os temas sugeridos por  cada uma delas.

Cabe lembrar que é importante entender que propostas municipais levadas para Conferências, de outras instâncias, acabam tendo caráter globalizado, e somam a outras propostas retiradas de Conferências de outros municípios e Estados. As propostas que partem do município, ganham espaço em âmbito nacional a partir do momento em que todos os municípios do país estarão refletindo e desenvolvendo sobre estes mesmos temas.

“Será levado para a Conferência Estadual, o que a sociedade organizada de Jundiaí refletiu e propôs sobre os temas pautados. Na Conferência Estadual, soma-se o que todos os municípios do Estado de São Paulo propuseram em suas respectivas Conferências e consolidarão assim as propostas do Estado que serão apresentadas e deliberadas na Conferência Nacional.

 As Conferências exigem um olhar mais amplo visando unir esforços para o desenvolvimento de uma Política Pública que tenha em seu bojo ações propositivas de todos os atores envolvidos nestas discussões.” Afirmou Maria Aparecida Carlos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

Ficha de inscrição e mais informações no site: HTTP://cmas.jundiai.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social:  Secretária Maria Aparecida Rodrigues Mazolla.

Conselho Municipal de Assistência Social: Presidente Maria Aparecida Carlos.