1/11/2011 - Jundiaí - SP

Crianças aprendem na prática a importância da biodiversidade

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Aproximadamente 30 alunos da EMEB Flávio Dangieri, do Anhangabau, tiveram a oportunidade de participar da Estação Flora, um dos seis projetos que compõem o Programa de Educação Ambiental da cidade. As crianças, entre 8 e 9 anos, cursam a 3ª série da educação básica e puderam conferir, na prática, o que estão aprendendo em sala de aula. Todos os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal participam desta iniciativa.

Para as crianças do 3º ano, a Estação Flora promove o conhecimento da biodiversidade e do ecossistema típico da Serra do Japi. A turminha, acostumada com a sala de aula, parte para uma caminhada rumo ao conhecimento, que leva pouco mais de 2 horas, em uma trilha de 1,5km de extensão.

Nesse meio tempo, as crianças aprendem a importância de respeitar os animais, as árvores e as plantas, como meio de contribuir na manutenção do Meio Ambiente. “A coexistência harmoniosa entre homem e natureza é possível”, afirma o monitor e gestor ambiental, Hector de Oliveira Crepaldi, 23 anos.

No meio do caminho, os pequenos aprendem por meio do olhar, do toque, do olfato e das e das sensações diversas. Nenhum deles tinha ouvido falar da árvore Embaúba, que possui uma folha bem grande, com a forma da palma da mão aberta. A árvore, que é oca, serve de casa para as formigas que, por sua vez, a defendem de eventuais predadores. Independente da idade, a sabedoria da natureza encanta qualquer um.


Depois, entre a mata fechada, o grupo se depara com a Quina do Mato, uma árvore que ostenta, em seus mais de 20 metros de altura, a beleza onipresente da natureza. Suas raízes, espaçadas, permitem que a bela, apesar da altura, não fique pensa ou, ainda, caia. Tem também o Pau Jacaré, árvore que chama a atenção por lembrar as costas do temido animal de mesmo nome.

Mais adiante, binóculos são distribuídos à meninada para que eles possam ver a copa das árvores mais distantes. “Olha um pássaro”, grita uma delas. Era o Jacu, uma ave típica da Serra, que brindava a todos com um carinhoso “olá” em forma de canto suave. Na reta final, uma subida de mais de 100 metros não desanimou a criançada. A vista compensou o esforço. Na volta, uma borboleta indicava o caminho a seguir. Só na Serra do Japi existem mais de 400 espécies delas.

O professor de educação física, Rodolfo Teixeira, 24 anos, ficou impressionado. “Vim de Piracaia para trabalhar em Jundiaí e nunca tinha visto uma iniciativa dessas, é fantástico mostrar às crianças a importância da preservação de modo prático e bem conduzido”, enfatizou. O aluno Milton Sabino Júnior, 9 anos, gostou dos obstáculos que transpôs durante a caminhada, e garante: “dá pra levar muita coisa legal não só para a escola, mas para a minha casa também”, disse.

Assim como o Rodolfo, todos os alunos do 3º ano da EMEB Flávio Dangieri agora têm muita história legal para contar.