25/5/2011 - Jundiaí - SP

Cultivo da uva em Y é tema de palestra nesta quarta (25)

da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Os produtores de uva da cidade estão convidados para uma palestra de grande interesse, marcada para esta quarta-feira (25) no auditório do Paço Municipal, a partir das 19 horas. O assunto: “Sistema de Condução em “Y” e Cultivo Protegido para Uva”. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, responsável pela organização do encontro com os agricultores, é tirar dúvidas sobre novas técnicas de cultivo de uvas adaptadas para as condições da nossa região. “Trata-se de uma nova técnica que vem sendo bastante difundida nas áreas de plantio e resolvemos trazer essas informações para os produtores da cidade. A maneira mais fácil de atingir um bom número deles foi com a realização dessa palestra, sem custo nenhum para os participantes”, explica o secretário, Jorge Yatim.

A palestra é realizada em parceria também com o Centro de Frutas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), ao qual pertence o palestrante José Luiz Hernandes, pesquisador do IAC e uma autoridade no assunto. O evento se destina aos produtores de uva da cidade, que podem se inscrever na hora. Para mais informações, podem ligar para os números 4588-8581 e 4589-8872.

Cultivo protegido de uva aumenta produtividade em 100%


Aumento de 100% na produtividade e redução de 70% na aplicação de defensivos agrícolas. Esses são os resultados do uso do cultivo protegido em “Y” com cobertura impermeável para cultivo de uvas. A técnica, introduzida e adaptada pelo Instituto Agronômico (IAC) para as condições do estado de São Paulo, poderá substituir, mesmo que gradativamente, a condução em espaldeira a céu aberto para cultivo da Uva Niagara Rosada, muito utilizado pelos produtores paulistas. A nova técnica, estudada pelo IAC, melhora ainda a qualidade dos frutos, deixa os cachos de uva maiores e protege a plantação contra chuvas de granizo e ataque de pássaros, que podem acabar com toda a produção ou prejudicar seriamente a qualidade das uvas atingidas.


Sobre o palestrante


José Luiz Hernandes é Técnico em Agropecuária, formado pela ETAESG Benedicto Storani de Jundiaí (1987), graduado em Ciências com Habilitação Plena em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras Padre Anchieta (1998) e mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (2001). Em 2006 realizou o Curso Superior de Especialização em Viticultura e Enologia em Climas Quentes pelo Instituto de Formação Agrária e Pesqueira (CONSELHO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E EMPRESA) da Junta de Andaluzia, no Centro de Pesquisa e Formação Agrária RANCHO DE LA MERCED em Jerez de la Fronteira, Espanha. Atualmente é Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas. Tem experiência na área de Fitotecnia, com ênfase em Vitivinicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: microclima, fitossanidade, propagação, sistemas de condução, cultivo protegido, variedades de videira para mesa e indústria e vinificação.